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245 | 1 | 0 | _aEpistemologias do sul |
260 |
_aSão Paulo : _bCortez , _c2013 |
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300 | _a637 p. | ||
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_tParte 1. Da colonialidade à descolonialidade _t1. Boaventura de Sousa Santos: para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes _t2. Anibal Quijano: colonialidade do poder e classificação social _t3. Paulin J. Hountondji: conhecimento de África, conhecimentos de africanos: duas perspectivas sobre os estudos africanos _t4. Radha D'Souza: as prisões do conhecimento: pesquisa ativista e revolução na era da "globalização" _tParte 2. As modernidades das tradições _t5. Mogobe B. Ramose: globalização e ubuntu _t6. Maria Paula Meneses: corpos de violência, linguagens de resistência: as complexas teias de conhecimentos no Moçambique contemporâneo _t7. joão Arriscado Nunes: o resgate da spistemologia _t8. Ebrahim Moosa: transições no 'progresso' da civilização: teorização sobre história, a prática e a tradição _t9. Dismas A. Masolo: fllosofia e conhecimento indígena: uma perspectiva africana _tParte 3. Geopolíticas e a sua subversão _t10. enrique Dussel: meditações anticartesianas sobre a origem do antidiscurso filosófico da modernidade _t11. Nelson Maldonado-Torres: a topologia do ser e a geopolítica do conhecimento. modernidade, império e colonialidade _t12. Kabengele Munanga: mestiçagem como símbolo da identidade brasileira _t13. Ramón Grosfoguel: para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global _t14. Nilma Gomes: intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira _tParte 4. As reinvidicações dos lugares _t15. Boaventura de Sousa Santos: um ocidente não-ocidentalista? A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal _t16. Shiv Visvanathan: encontros culturais e o oriente: um estudo das políticas de conhecimento _t17. Milton Santos: o lugar e o cotidiano _t18. Amina Mama: será ético estudar a África? Considerações preliminares sobre pesquisa acadêmica e liberdade |
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