000 nam a22 7a 4500
999 _c45867
_d45867
003 BR-BrENAP
005 20241021142851.0
008 241021b xxu||||| |||| 00| 0 por d
020 _a9788522484164
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
090 _a352.6
_bB4999g
100 1 _933713
_aBergue, Sandro Trescastro
245 1 0 _aGestão estratégica de pessoas no setor público /
_cpor Sandro Trescastro Bergue. --
260 _aSão Paulo :
_bAtlas,
_c2014.
300 _a301 p.
505 8 0 _t1 Gestão estratégica de pessoas no setor público
_t1.1 Governança e administração pública: a perspectiva da gestão de pessoas
_t1.2 Administração pública e gestão estratégica
_t1.3 Administração pública: contornos do seu escopo para a getão de pessoas
_t1.4 Influência do pensamento clássico na administração pública contemporânea
_t1.5 Política e técnica na gestão de pessoas no setor público: a dicotomia aparente
_t1.6 Administração: especificidade dos contextos públicos e privado
_t1.7 Definido gestão estratégia de pessoas no setor público
_t2 Alinhamento estratégico da gestão de pessoas
_t2.1 Gestão de pessoas próxima da alta administração
_t2.2 Compartilhamento da terminologia e linguagem próprias da organização
_t2.3 Desenvolvimento de uma função integradora da organização
_t2.4 Assunção de funções estratégicas
_t2.5 Coprodução de valor público
_t2.6 Função indutora do processo de reflexão
_t2.7.1 Planejamento estratégico e gestão de pessoas no setor público
_t2.7.2 Fundamentos conceituais da estratégia
_t2.7.2.1 Teoria do recursos
_t2.7.2.2 Teorias baseadas nos processos de mudanças e inovação
_t2.7.2.3 Teoria das competências dinâmicas
_t2.7.3 Planejamento estratégico como projeto político
_t2.8 Gerenciamento de estratégia: o balanced scorecard na gestão de pessoas
_t2.8.1 Definições essenciais do balanced sorecard para o setor público
_t2.82 Adoção do BSC nas organizações públicas
_t2.8.3 BSC na administração pública com ênfase nas pessoas
_t 3 Pensar a gestão de pessoas sistematicamente
_t3.1 Gestão de pessoas no setor público sob as lentes da complexidade
_t3.2 Pensando as pessoas em parâmetros sistêmicos
_t3.3 Gestão de pessoas como compromisso de todos
_t3.4 Liderança e relações de poder nas organizações públicas
_t3.4.1 Definindo liderança no contexto do setor público
_t3.4.2 Política e relações de poder nas organizações publicas
_t3.4.3 Tipologia de dominação em Max Weber
_t3.4.4 Fundamentos do poder para gestão de pessoas
_t3.4.5 Perspectiva de dependência: o elemento tradicional do poder
_t3.5 Centralização e delegação de poder
_t3.6 Comunicação organizacional
_t3.7 Controle como dimensão central da gestão de pessoas
_t3.8 Modelo do agente - principal: liderança e controle na gestão de pessoas
_t3.9 Motivação das pessoas no serviço público: modelos analíticos
_t3.9.1 Modelo teórico da hierarquia das necessidades humanas – Abraham Maslow
_t3.9.2 Modelo teórico dos dois fatores – Frederick Herzerb
_t3.9.3 Modelo teórico da expectativa – Victor Vroom
_t3.9.4 Modelo teórico da equidade – J. Stacy McGregor
_t3.9.5 Modelo teórico X e Y – Douglas McGregor
_t3.9.6 Comportamento e racionalidade: Hebert Simon
_t3.10 Consultoria interna em gestão de pessoas nas organizações públicas
_t4 Pessoas no centro da organização e da sociedade
_t4.1 As pessoas são a organização
_t4.2 As pessoas e os sistemas de gestão nas organizações
_t4.3 Racionalidades instrumental e substantiva
_t4.4 Síndrome comportamentalista: comportamento e ação
_t4.5 As pessoas e a dimensão informal desorganizações
_t4.6 Cultura organizacional no setor público
_t4.7 Mudança organizacional no setor público
_t4.8 Aprendizagem e transformação nas organizações públicas
_t4.9 Resistência á mudança: especificidades da organização pública
_t4.10 Estratégias de interpretação: o formalismo, o jeito e o cerimonial
_t5 Pessoas e geração de valor público
_t5.1 Produção de valor público: centralidade das pessoas
_t5.2 As pessoas e os processos de trabalho na administração pública
_t5.3 Divisão do trabalho e especialização do servidor público
_t5.4 Gestão por processos no setor público
_t5.5 Análise dos processos de trabalhos no serviço público
_t5.1.1 Processos de trabalho e a teoria das restrições
_t5.5.2 Análise das perdas nos processos de trabalho
_t5.5.3 Análise de custos com pessoal nos processos de trabalho
_t5.6 Carreiras estratégicas na administração pública
_t5.6.1 Regimes jurídico e previdenciário
_t5.6.2 Pressupostos fundamentais de desenho de cargos e carreiras
_t5.6.3 Desenho de cargos e emprego públicos: definições e aspectos práticos
_t5.6.4 Definição de carreiras
_t5.6.5 Concurso interno como estratégia de promoção em classes
_t5.6.6 Criação de cargos públicos e projeção de impacto orçamentário e financeiro
_t5.7 Redesenho de cargos e carreiras: aspectos práticos
_t5.7.1 Transformação de cargos e empregos públicos
_t5.7.2 Reenquadramento de servidores
_t5.7.3 Alcance do redesenho de cargos e carreiras
_t5.7.4 Convênios e impacto sobre a estrutura de pessoal
_t5.7.5 Impacto do redesenho de cargos e carreiras na despesa com pessoal
_t5.8 Cargos em comissão e funções de confiança
_t5.8.1 Política de designação de pessoas para CC’s e FC’s
_t5.8.2 Desenho de cargos em comissão e de funções de confiança
_t5.9 Desvios de função e de finalidade dos cargos públicos
_t5.10 Gestão do desempenho: desenvolvimento, mensuração e remuneração
_t4.10.1 Fundamentos culturais e conceituais da gestão de desempenho
_t5.10.2 Formação histórica e meritocracia no Brasil
_t5.10.3 Contexto da nova administração pública e valores gerenciais emergentes
_t5.10.4 Fundamentos constitucionais e legais da gestão do desempenho
_t5.10.5 Gestão do desempenho: rupturas, continuidades e inflexões
_t5.10.6 Indicadores de desempenho e de resultados
_t5.10.7 Gestão de desempenho e controle: o panóptico e o desafio da transparência
_t6 Perspectiva de gestão de longo prazo
_t6.1 Horizonte temporal de longo prazo
_t6.2 Rotativa de pessoal
_t6.3 Descontinuidade administrativa e gestão de pessoas
_t7 Conhecimento: elemento essencial de produção de valor público
_t7.1 Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações públicas. TD&E
_t7.2 Gestão por competências no setor público
_t7.3 Remuneração estratégica: compensações com foco nas competências mobilizadas
_t7.4 Elementos de remuneração estratégica na administração pública
_t7.5 Diretrizes para um modelo de remuneração estratégica no setor público
_t7.6 Gestão do conhecimento e escolas de gestão em organizações públicas
_t7.6.1 Definições e formato estrutural das escolas de gestão
_t7.6.2 Esfera de abrangência e eixos de atuação das escola de gestão pública
_t7.6.3 Processo de oferta de ações de educação corporativa
_t7.6.4 Investimento e retorno em ações de educação:reflexões e perspectivas
_t8 Casos de ensino e aprendizagem
_t8.1 Caso de ensino e aprendizagem 1. Clima organizacional: tratamento de resultados
_t8.2 Caso de ensino e aprendizagem 2. Mudança de governo: lotação de servidores
_t8.3 Caso de ensino e aprendizagem 3. Gestão do desempenho: desafio do feedback
650 0 _aGestão de Pessoas
_912017
650 0 _969198
_aPrimeiro Setor
650 0 _912916
_aAdministração Estratégica
650 0 _aPlanejamento Estratégico
_912021
650 0 _aComportamento Organizacional
_912914
909 _a202410
_bRaynara
942 _cG
_2ddc