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003 OSt
005 20190212144633.0
008 140801s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcanti de
_949504
245 1 0 _aDeterminantes dos piores e melhores resultados educacionais dos alunos da rede pública de ensino fundamental no Brasil
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_cjan./jun. 2014
520 3 _aEste trabalho visa identificar os principais determinantes dos resultados escolares dos alunos, em especial, daqueles discentes de escolas públicas que apresentam as piores e as melhores proficiências em testes padronizados na primeira e segunda fase do ensino fundamental no Brasil. A pesquisa traz como elementos diferenciados nesta temática de estudo no país, a análise dos efeitos de programas de reforço de aprendizagem e do hábito de leitura dos discentes sobre o desempenho escolar. Para atender a tais objetivos, são utilizados os microdados da Prova Brasil 2011 e a regressão quantílica, método econométrico que permite compreender os efeitos das variáveis explanatórias sobre o desempenho escolar dos alunos para os n-ésimos quantis da distribuição condicional. Os resultados centrais da pesquisa apontam que a existência de programas de reforço escolar não se mostra determinante para os resultados dos alunos, sobretudo, para aqueles do 5o ano do ensino fundamental. Além do mais, a falta de hábito de leitura do estudante é um fator que contribui para a redução do seu desempenho escolar.
773 0 8 _tPlanejamento e Políticas Públicas - PPP
_g42, p. 147-188
_dBrasília : IPEA, jan./jun. 2014
_xISSN 01034138
_w
856 4 2 _uhttp://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/284/320
_yAcesso
942 _cS
998 _a20140801
_b1614^b
_cPedro
998 _a20150113
_b1331^b
_cAmanda
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c45992
_d45992
041 _apor