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008 141106s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aFUHRMANN, Nadia Lucia
_949817
245 1 0 _aO Primado do reconhecimento sobre a redistribuição :
_ba origem dos conflitos sociais a partir da teoria de Axel Honneth
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cmai./ago. 2013
520 3 _aO artigo tem por objetivo precípuo socializar o estudo empreendido na Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth, em estágio pós-doutoral no Núcleo de Pesquisa “Violência e Cidadania”, no Programa de Pós-graduação em Sociologia, da UFRGS, no período 2010-2011. A meta foi articular a pesquisa teórica sobre o “reconhecimento intersubjetivo e social” com uma investigação empírica qualitativa sobre as origens do fenômeno de rualização infanto-juvenil, no meio urbano. A hipótese preconizou o primado do reconhecimento negado a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, em detrimento de condições econômicas desfavoráveis, como causa da migração para a vida nas ruas e da ocorrência dos múltiplos conflitos sociais deflagrados por essa condição. A pesquisa de campo foi realizada em parceria com duas instituições assistenciais de Porto Alegre, que oferecem o Serviço de Apoio Socioeducativo (SASE), conveniadas com a prefeitura municipal. Os resultados corroboraram a hipótese de que as políticas públicas de distribuição de renda desarticuladas das práticas assistenciais e educativas não contribuem para arrefecer as conflitualidades urbanas. Nesse sentido, o Programa SASE, voltado ao atendimento de crianças e jovens das classes populares que vivenciam diuturnamente a desestruturação familiar, o abandono afetivo, moral, intelectual e o desprezo social, contribui para o fortalecimento das três dimensões do reconhecimento: o amor, o direito e a estima social, reintegrando o público alvo ao núcleo familiar e à sociedade.
773 0 8 _tSociologias : Axel Honneth e a Teoria do Reconhecimento
_g15, 33, p. 170-203
_dPorto Alegre : UFRGS, mai./ago. 2013
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v15n33/v15n33a07.pdf
_yAcesso
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