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008 | 141106s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aMARTINS, Paulo Henrique _949828 |
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245 | 1 | 0 | _aDurkheim, Mauss e a atualidade da escola sociológica francesa |
260 |
_aPorto Alegre : _bUFRGS, _cset./dez. 2013 |
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520 | 3 | _aA escola sociológica francesa tem importância amplamente reconhecida para o desenvolvimento da sociologia acadêmica e contemporânea, o que se deve às contribuições de E. Durkheim e M. Mauss em primeiro lugar, mas igualmente a autores como C. Lévi-Strauss, G. Gurvitch, P. Bourdieu, A. Caillé entre outros. Porém, há um dado curioso: apesar de sua fama, desconhecem-se as características próprias da escola sociológica francesa no universo da teoria sociológica contemporânea. Por desconhecerem suas características alguns autores buscam enquadrar a sociologia francesa dentro do paradigma dualista agência x estrutura, de origem anglo-saxônico. Ora, tal identificação é um erro epistemológico e impede entender que a sociologia francesa parte de outro paradigma: a lógica efervescente durkheimiana de diferenciação social que se desenvolve pela sistematização das noções de representação, simbolismo e totalidade social. Uma chave importante para o desvendamento da escola francesa, sobretudo de sua atualização teórica no contexto de individualização social que presenciamos na experiência das modernidades, é a sistematização por Mauss dos estudos sobre o dom, da regra tripartite do dar, receber e retribuir. | |
700 | 1 |
_aGUERRA, Juliana de Farias Pessoa _949829 |
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773 | 0 | 8 |
_tSociologias : Figurações da Violência _g15, 34, p. 186-218 _dPorto Alegre : UFRGS, set./dez. 2013 _xISSN 15174522 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v15n34/08.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20141106 _b1659^b _cFabio |
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998 |
_a20150702 _b1449^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c46327 _d46327 |
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041 | _apor |