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100 1 _aMARTINS, Paulo Henrique
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245 1 0 _aDurkheim, Mauss e a atualidade da escola sociológica francesa
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cset./dez. 2013
520 3 _aA escola sociológica francesa tem importância amplamente reconhecida para o desenvolvimento da sociologia acadêmica e contemporânea, o que se deve às contribuições de E. Durkheim e M. Mauss em primeiro lugar, mas igualmente a autores como C. Lévi-Strauss, G. Gurvitch, P. Bourdieu, A. Caillé entre outros. Porém, há um dado curioso: apesar de sua fama, desconhecem-se as características próprias da escola sociológica francesa no universo da teoria sociológica contemporânea. Por desconhecerem suas características alguns autores buscam enquadrar a sociologia francesa dentro do paradigma dualista agência x estrutura, de origem anglo-saxônico. Ora, tal identificação é um erro epistemológico e impede entender que a sociologia francesa parte de outro paradigma: a lógica “efervescente” durkheimiana de diferenciação social que se desenvolve pela sistematização das noções de representação, simbolismo e totalidade social. Uma chave importante para o desvendamento da escola francesa, sobretudo de sua atualização teórica no contexto de individualização social que presenciamos na experiência das modernidades, é a sistematização por Mauss dos estudos sobre o dom, da regra tripartite do dar, receber e retribuir.
700 1 _aGUERRA, Juliana de Farias Pessoa
_949829
773 0 8 _tSociologias : Figurações da Violência
_g15, 34, p. 186-218
_dPorto Alegre : UFRGS, set./dez. 2013
_xISSN 15174522
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856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v15n34/08.pdf
_yAcesso
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