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100 | 1 |
_aBUNCHAFT, Maria Eugênia _949848 |
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245 | 1 | 0 |
_aHabermas e honneth : _bleitores de mead |
260 |
_aPorto Alegre : _bUFRGS, _cmai./ago. 2014 |
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520 | 3 | _a Mead foi um filósofo pragmatista americano que desenvolveu uma linha de pensamento denominada como interacionismo simbólico. Para o psicólogo social, somente pode existir um sentido de eu se houver um senso correspondente de um nós. A teoria de Mead é fundamental para Habermas e para Honneth, pois não recorre ao individualismo metodológico, explicando os fenômenos sociais e o comportamento social em uma perspectiva intersubjetiva. Defende-se que a preocu¬pação fundamental de Habermas (2002; 2012), em sua releitura da psicologia social de Mead, se concentra em que o desenvolvimento do self alcance um nível de pós-convencionalidade. A preocupação de Honneth, ao resgatar Mead, vincula-se aos contextos de vulnerabilidade moral, ou seja, à possibilidade de evitar os danos que o self possa sofrer na formação da identidade pessoal. Sustenta-se, finalmente, que uma releitura da psicologia social de Mead com base no paradigma normativo da autor¬realização não possui recursos teóricos com potencialidade para avaliar as injustiças contemporâneas e atender aos desafios propostos pelos novos movimentos sociais, porquanto a ampliação das dimensões de reconhecimento não pode basear-se em uma apologia da psicologia moral do sofrimento. Busca-se, portanto, apresentar um diálogo entre Habermas e Honneth sobre a psicologia social de Mead. | |
773 | 0 | 8 |
_tSociologias : Sociologia da Dádiva _g16, 36, p. 144-179 _dPorto Alegre : UFRGS, mai./ago. 2014 _xISSN 15174522 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v16n36/1517-4522-soc-16-36-0144.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20141107 _b1440^b _cFabio |
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998 |
_a20150525 _b1652^b _cAna |
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_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c46348 _d46348 |
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041 | _apor |