000 02204naa a2200205uu 4500
001 4110715555944
003 OSt
005 20190212145453.0
008 141107s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMAURITTI, Rosário
_949863
245 1 0 _aConsumos de classe média num Portugal em crise :
_bcultura, lazer e tecnologias de informação
260 _aPorto Alegre :
_bUFRGS,
_cset./dez. 2014
520 3 _aEste artigo dá conta de configurações de práticas culturais e de consumo e estilos de vida, tendo por referência o momento de contração das condições sociais e econômicas atuais, em Portugal. Um dos traços mais marcantes das transformações a que estamos a assistir está ligado com o aumento de desigualdades sociais no acesso a bens e a recursos característicos de uma sociedade do conhecimento e de uso mais intensificado de tecnologias de informação e comunicação. Contrariando algumas das visões sobre a irrelevância de uma conceção das classes sociais, pretende-se desenvolver uma perspetiva de “classe média”, através da identificação de princípios sociais padronizados de diferenciação estrutural de recursos e oportunidades. Esta aproximação teórica-analítica à classe média pretende ainda dar conta das repercussões de um contexto economicamente recessivo e de aprofundamento de desigualdades, situando esse segmento social. Esta proposta tem como base empírica os resultados de um estudo (online) aos rendimentos e consumos das famílias de classe média em Portugal, promovido no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) no último trimestre de 2012, e desenvolvido no quadro do Projeto Pensar o futuro e encontrar novas perspetivas para a promoção sustentada do bem-estar e qualidade de vida.
700 1 _aMARTINS, Susana da Cruz
_949864
773 0 8 _tSociologias : Sociedade, conhecimentos e sustentabilidade
_g16, 37, p. 144-145
_dPorto Alegre : UFRGS, set./dez. 2014
_xISSN 15174522
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/soc/v16n37/1517-4522-soc-16-37-00144.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141107
_b1555^b
_cFabio
998 _a20150525
_b1642^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46359
_d46359
041 _apor