000 01847naa a2200265uu 4500
001 4111717020344
003 OSt
005 20190212145718.0
008 141117s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBRANCO, Maria Luísa
_949941
242 1 0 _aProgressive education as an alternative: the educators’ voices / L’enseignement progressif comme alternative: les voix des educateurs
245 1 0 _aA educação progressiva como alternativa :
_bas vozes dos educadores
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cabr./jun. 2014
520 3 _aA partir de um estudo conduzido mediante a realização de entrevistas semiestruturadas a seis educadoras que trabalham ou trabalharam em escolas progressivas na cidade de Nova Iorque, exploraremos neste texto algumas das propostas que fazem da educação progressiva uma alternativa credível para a implementação de uma educação democrática, em oposição ao atual quadro neoliberal vigente nos Estados Unidos da América. Com base no tratamento das entrevistas feita com recurso a uma análise temática, é possível concluir que a educação progressiva se baseia na organização de uma aprendizagem integral que tem em conta a realidade dos alunos e que fortalece a partilha de conhecimentos e responsabilidades, favorecendo a aquisição de uma visão crítica e da capacidade de intervir no meio envolvente
590 _aISSN eletrônico: 16784626
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aAprendizagem
_911989
650 4 _aMetodologia
_911997
650 4 _aDemocracia
_911984
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g35, 127, p. 475-489
_dCampinas : CEDES, abr./jun. 2014
_xISSN 01017330
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v35n127/v35n127a08.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141117
_b1702^b
_cFabio
998 _a20160401
_b1551^b
_cAnderson
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46455
_d46455
041 _apor