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008 141124s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aGOLDSTEIN, Ilana Seltzer
_94162
245 1 0 _aAutoria, autenticidade e apropriação :
_breflexões a parti da pintura aborígine australiana
260 _aSão Paulo :
_bHUCITEC,
_cjun. 2012
520 3 _aOs povos indígenas correspondem a apenas 2,5% da população da Austrália, mas, surpreendentemente, a proporção de artistas é muito maior entre indígenas do que entre brancos. Este artigo propõe uma reflexão a respeito das explicações para esse fenômeno e discute a recente inserção da arte indígena da Austrália em museus, casas de leilões e galerias comerciais, o que tem suscitado uma série de questões no que concerne à determinação de autoria e autenticidade, categorias que, embora centrais para o mercado e o circuito expositivo, são relativamente arbitrárias e negociáveis. Além disso, passaram a ocorrer diálogos entre artistas brancos e indígenas, bem como apropriações – nem sempre autorizadas – da iconografia tradicional por parte de empresas e mesmo do governo federal, que vem lançando mão do repertório aborígine na construção da identidade nacional australiana.
773 0 8 _tRevista Brasileira de Ciências Sociais
_g27, 79, p. 81-106
_dSão Paulo : HUCITEC, jun. 2012
_xISSN 01026909
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v27n79/a06.pdf
_yAcesso
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_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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