000 | 01596naa a2200181uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 4112415290644 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212145810.0 | ||
008 | 141124s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aGOLDSTEIN, Ilana Seltzer _94162 |
|
245 | 1 | 0 |
_aAutoria, autenticidade e apropriação : _breflexões a parti da pintura aborígine australiana |
260 |
_aSão Paulo : _bHUCITEC, _cjun. 2012 |
||
520 | 3 | _aOs povos indígenas correspondem a apenas 2,5% da população da Austrália, mas, surpreendentemente, a proporção de artistas é muito maior entre indígenas do que entre brancos. Este artigo propõe uma reflexão a respeito das explicações para esse fenômeno e discute a recente inserção da arte indígena da Austrália em museus, casas de leilões e galerias comerciais, o que tem suscitado uma série de questões no que concerne à determinação de autoria e autenticidade, categorias que, embora centrais para o mercado e o circuito expositivo, são relativamente arbitrárias e negociáveis. Além disso, passaram a ocorrer diálogos entre artistas brancos e indígenas, bem como apropriações nem sempre autorizadas da iconografia tradicional por parte de empresas e mesmo do governo federal, que vem lançando mão do repertório aborígine na construção da identidade nacional australiana. | |
773 | 0 | 8 |
_tRevista Brasileira de Ciências Sociais _g27, 79, p. 81-106 _dSão Paulo : HUCITEC, jun. 2012 _xISSN 01026909 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v27n79/a06.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20141124 _b1529^b _cFabio |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c46489 _d46489 |
||
041 | _apor |