000 01659naa a2200181uu 4500
001 4112415313144
003 OSt
005 20190212145811.0
008 141124s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aGOMES JÚNIOR, Guilherme Simões
_935617
245 1 0 _aArte da paisagem e viagem pitoresca :
_bromantismos entre academia e mercado
260 _aSão Paulo :
_bHUCITEC,
_cjun. 2012
520 3 _aO artigo tem como centro o eixo Paris- -Rio de Janeiro, estabelecido pela cir-culação de artistas e letrados, após a transferência da corte portuguesa para o Brasil, que configurou um sistema de duas colônias de franceses e brasileiros posicionados nos dois lados do Atlân-tico, sob a proteção de diplomatas e homens de Estado que atentaram para a importância simbólica da paisagem e de suas representações. Em torno desse eixo a análise abre-se para uma face da cultura da época romântica, na qual a experiência da paisagem foi definidora. Entre as rotinas da formação acadêmica e a expansão do mercado de bens artís-ticos, a pintura de paisagem foi, de um lado, contida e, de outro, promovida. O gênero editorial da viagem pitoresca e os panoramas responderam ao apelo por re-presentações mesológicas em um mundo que se redesenhava pela urbanização e pelas conquistas ou traslados de Estados ou dinastias que se reposicionavam em velhos ou novos territórios.
773 0 8 _tRevista Brasileira de Ciências Sociais
_g27, 79, p. 107-123
_dSão Paulo : HUCITEC, jun. 2012
_xISSN 01026909
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v27n79/a07.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141124
_b1531^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46490
_d46490
041 _apor