000 | 02014naa a2200181uu 4500 | ||
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001 | 4112417330344 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212145856.0 | ||
008 | 141124s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aMENEZES, Paulo _934061 |
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245 | 1 | 0 |
_aTropa de elite : _bperigosas ambiguidades |
260 |
_aSão Paulo : _bHUCITEC, _cfev. 2013 |
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520 | 3 | _aEste artigo visa discutir as relações entre imagem cinematográfica e produção de conhecimento na direção da constituição de um imaginário social que funda e orienta interpretações e avaliações sobre o mundo e os fenômenos sociais que o constituem. Discute como os filmes constroem uma determinada forma de apreensão dos fenômenos sociais por meio da complexa elaboração de um imaginário que vai servir de base para que se olhe o mundo sob determinado recorte e a partir de determinados valores. Para materializar esta perspectiva em uma análise concreta, toma-se o filme Tropa de Elite, de ampla repercussão nacional e internacional, para investigar os artifícios e opções de constituição de personagens e de estruturação de narrativa utilizados pelo diretor no sentido de apresentar enquanto filme sistemas relacionais e hierarquias que recortam e generalisam determinados personagens e grupos sociais apresentados ao público de forma coesa e significativa ao mesmo tempo que elidem a percepção dos valores que orientaram o recorte e a reconstrução do mundo nos moldes que o filme realiza. Nessa direção o artigo empreende um destrinchamento destas construções revelando os valores que estão fundando essas construções e que terminam por orientar as valorações e, no caso, também as avaliações que o filme realiza mas que tenta não deixar explícitas. | |
773 | 0 | 8 |
_tRevista Brasileira de Ciências Sociais _g28, 81, p. 63-75 _dSão Paulo : HUCITEC, fev. 2013 _xISSN 01026909 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v28n81/05.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20141124 _b1733^b _cFabio |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c46518 _d46518 |
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041 | _apor |