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008 141125s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aPETERS, Gabriel
_950013
245 1 0 _aHabitus, reflexividade e neo-objetivismo na teoria da prática de Pierre Bourdieu
260 _aSão Paulo :
_bHUCITEC,
_cout. 2013
520 3 _aA tentativa de superação da dicotomia subjetivismo/objetivismo está na raiz da perspectiva praxiológica de Bourdieu, cujo cerne é a relação dialética entre condutas individuais subjetivamente propelidas por disposições integradas em um habitus, de um lado, e estruturas objetivas ou “campos” de relações entre agentes diferencialmente posicionados e empoderados, de outro. No entanto, esta abordagem tem sido retratada por críticos como uma versão sofisticada de neo-objetivismo e não como uma teoria sintética satisfatória da relação agência/ estrutura. O artigo avalia o sentido desta crítica, argumentando que ela é parcialmente justificada e defendendo a tese de que a principal fonte do neo-objetivismo na obra de Bourdieu deriva de sua ênfase, valiosa porém unilateral, sobre o caráter tácito ou “pré-reflexivo” da operação do habitus, a qual leva-o a uma teorização negligente quanto à significação agêntica da consciência reflexiva do ator. Com base nesse diagnóstico, o texto delineia, por fim, alguns percursos teóricos pelos quais o esquema analítico bourdieusiano pode ser orientado para um tratamento mais genuinamente dialético da interdependência causal entre ações individuais e estruturas sociais.
773 0 8 _tRevista Brasileira de Ciências Sociais
_g28, 83, p. 47-71
_dSão Paulo : HUCITEC, out. 2013
_xISSN 01026909
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v28n83/04.pdf
_yAcesso
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998 _a20141125
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_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
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