000 01403naa a2200181uu 4500
001 4112615433444
003 OSt
005 20190212150013.0
008 141126s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aDULLO, Eduardo
_950041
245 1 0 _aPaulo Freire, o testemunho e a pedagogia católica :
_ba ação histórica contra o fatalismo
260 _aSão Paulo :
_bHUCITEC,
_cjun. 2014
520 3 _aO educador Paulo Freire apresenta duas fontes para o sentimento de fatalismo presente em nossa sociedade: a visão distorcida de Deus e o contexto histórico- -social brasileiro. Com base nisso, ele realiza sua crítica social como denúncia do mundo injusto que impede a plena realização da pessoa humana e como anúncio e fomento de uma nova ordem social, desenvolvida e democrática. Para tanto, faz-se necessário promover no sujeito o senso histórico e a capacidade de ação no mundo. Em minha análise, discuto a fundamentação católica da sua proposta pedagógica da conscientização e de sua estratégia narrativa do testemunho como produtoras de mudança social e como exemplos da nova relação católica com o mundano.
773 0 8 _tRevista Brasileira de Ciências Sociais
_g29, 85, p. 49-61
_dSão Paulo : HUCITEC, jun. 2014
_xISSN 01026909
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v29n85/04.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141126
_b1543^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46565
_d46565
041 _apor