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003 OSt
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008 141201s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCAMPOS, Bruno Cesar
_950066
245 1 0 _aImpactos do Fundeb sobre a qualidade do ensino básico público :
_buma análise para os municípios do estado do Rio de Janeiro
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cmar./abr. 2009
520 3 _aRegulamentado em 2006, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (Fundeb) representa um avanço no financiamento da educação pública brasileira. Ao vincular uma parcela considerável de receitas à manutenção de todas as modalidades do ensino básico, o fundo pode contribuir para a redução do analfabetismo, universalização do ensino básico (da educação infantil até o ensino médio), entre outros benefícios. Mas a política de vinculação dos recursos, isoladamente, pode não ser suficiente para a mitigação de todos os problemas apresentados pela educação pública brasileira. Este artigo mostra que parece não existir uma correlação estatisticamente significativa entre o volume de recursos disponíveis para o investimento em educação pública e o grau de desenvolvimento da mesma. A partir de um exercício estatístico desenvolvido para os municípios do estado do Rio de Janeiro, mostrou-se que o Fundeb não garante um maior aporte de recursos para os municípios mais atrasados do ponto de vista educacional. Ademais, argumenta-se que o direcionamento de recursos é condição necessária, porém não suficiente, para se melhorar a educação pública brasileira. A boa aplicação das receitas do fundo é fundamental para o êxito do mesmo.
700 1 _aCRUZ, Breno de Paula Andrade
_950123
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g43, 2, p. 371-393
_dRio de Janeiro : FGV, mar./abr. 2009
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v43n2/v43n2a05.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141201
_b1623^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor