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003 OSt
005 20190212150203.0
008 141201s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCIARELLI, Gustavo
_950136
245 1 0 _aA influência da mídia e da heurística da disponibilidade na percepção da realidade :
_bum estudo experimental
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cmaio./jun. 2009
520 3 _aNo seu dia a dia as pessoas utilizam atalhos mentais — chamados heurísticas — que facilitam e tornam mais rápido o processo de tomada de decisão. Algumas vezes, contudo, tais atalhos podem gerar uma visão distorcida da realidade. Pesquisas estrangeiras constataram que a mídia tem preferência por noticiar acontecimentos que são mais dramáticos e espetaculares, e que isso pode ter um efeito na disponibilidade de certos eventos em nossas mentes, distorcendo nossa percepção e influenciando nosso julgamento. Apesar da importância do tema, inclusive para a definição de prioridades de investimento de recursos públicos, não foi encontrado no Brasil nenhum estudo buscando confirmar a existência de alguma influência das notícias veiculadas, em conjunto com vieses de julgamento causados pelos atalhos mentais, na percepção dos brasileiros. Nessa direção, este artigo testou, através de experimentos, a hipótese de que a maneira e a frequência que a mídia noticia certos assuntos pode influenciar o julgamento das pessoas a respeito da frequência e probabilidade de eventos do cotidiano, obtendo resultados que confirmam essa hipótese.
700 1 _aÁVILA, Marcos
_942926
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g43, 3, p. 541-562
_dRio de Janeiro : FGV, maio./jun. 2009
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v43n3/02.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141201
_b1643^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46634
_d46634
041 _apor