000 01749naa a2200181uu 4500
001 4120215080544
003 OSt
005 20190212150227.0
008 141202s2009 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aJOÃO, Belmiro do Nascimento
_950161
245 1 0 _aRedes em subsidiárias de multinacionais :
_bum estudo de caso com análise de redes sociais de inventores e patentes
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cset./out. 2009
520 3 _aEste artigo mostra a relevância estratégica de uma subsidiária do grupo multinacional Sabó, do setor de autopeças. Foi realizado um estudo de caso com análise de redes sociais e entrevistas com executivos para examinar uma rede de inventores e patentes depositadas entre 1978 e 2008 para esse grupo. Há uma breve revisão da literatura de negócios internacionais e da relevância estratégica de subsidiárias de multinacionais, do papel das redes, complementada pela questão das competências e do conhecimento em subsidiárias. O artigo parte do mapeamento total da rede (matriz e subsidiárias), de patentes e inventores (atores) para a Sabó, com suas relações investigadas por meio da análise de redes sociais (ARS). A relevância estratégica da subsidiária é enfatizada na estratégia global da empresa. Este artigo analisa as competências essenciais desenvolvidas pela subsidiária, bem como as métricas de rede, destacando a atuação dos principais atores (centrais) e seus papéis na rede como brokers.
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g43, 5, p. 1037-1066
_dRio de Janeiro : FGV, set./out. 2009
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v43n5/v43n5a04.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141202
_b1508^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46649
_d46649
041 _apor