000 00805nam a2200217uu 4500
999 _c46746
_d46746
001 4120915415144
003 BR-BrENAP
005 20240118062538.0
008 141209s2013 xx ||||g| |0|| 0 por d
020 _a9788541700559
040 _aBR-BrENAP
_bPt_BR
041 _apor
090 _a12
_bA84911c
999 _bPHL2MARC21 1.1
110 _911649
_aAssociação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
245 1 0 _aCenso EAD.BR 2013 :
_bRelatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil /
_ccoordenação, Consuelo Fernandez, Ivete Palange; tradução Maria Thereza Moss de Abreu; revisão Camila Cristiny da Rosa
246 _aCenso EAD.BR 2013 :
_banalytic report of distance learning in Brazil.
250 _a1. ed.
260 _aCuritiba :
_bIbpex,
_c2013
300 _a332 p. - 321 p.
505 _tDestaques do Censo EAD.BR 2013
_tDestaques
_tPerfil do aluno: feminino e maduro
_tPerfil das instituições: o desafio da diversidade
_tDisparidade entre graduação e pós-graduação
_tVocação para prover o mercado de trabalho
_tO sucesso dos cursos de engenharia a distância
_tOtimismo geral: para 82% dos respondentes do Censo EAD.BR 2013, o número de matrículas crescerá
_tEvasão típica: o maior obstáculo
_tSofrendo de pioneirismo
_tA vitória da internet e do Moodle
_tEscolas atraídas para a tecnologia e a arte
_tAtenção curta e lúdica
_tPalavra do presidente
_tDistinções entre relatório de pesquisa e ensaio
_tSumário executivo
_tParte 1 - Informações gerais e base de dados EAD no Brasil
_t1.1 Objetivo e abrangência
_t1.2 Critérios para a participação no Censo
_t1.2.1 Ações diretas
_t1.2.2 Ações indiretas
_t1.3 Convites e participação das instituições
_t1.3.1 Participação
_t1.3.2 Convites e respostas
_t1.4 Metodologia de pesquisa
_t1.4.1 Fontes dos possíveis respondentes
_t1.4.2 Variáveis da pesquisa
_t1.4.3 Instrumentos e sistema de coleta de dados
_t1.4.4 Acompanhamento do preenchimento dos questionários
_t1.4.5 Análise dos resultados
_tParte 2 - A composição da base de dados do Censo EAD.BR 2013
_t2.1 Composição e evolução
_t2.1.1 Composição: base de dados do período 2010 - 2013
_t2.1.2 Composição: base de dados de 2013
_t2.1.3 Composição: evolução da participação do período 2010 - 2013
_t2.1.4 Composição: configuração da participação do período 2010 - 2013
_t2.2 Distribuição das instituições participantes do Censo EAD.BR 2013
_t2.2.1 Distribuição das instituições: categoria administrativa - região geográfica
_t2.2.2 Distribuição das instituições: região geográfica - oferta institucional
_t2.2.3 Distribuição das instituições: porte institucional - região geográfica
_t2.3 Características das instituições formadoras
_t2.3.1 Instituições formadoras: categoria administrativa
_t2.3.2 Instituições formadoras: oferta e tempo de atuação
_t2.4 Síntese dos resultados: a base de dados
_tParte 3 - EAD no Brasil em 2013
_t3.1 Cursos autorizados totalmente a distância
_t3.1.1 Cursos totalmente a distância: número e distribuição
_t3.1.2 Matrículas: número e distribuição
_t3.2 Cursos regulamentados semipresenciais
_t3.2.1 Curso semipresenciais: número e distribuição
_t3.2.2 Matrículas: número e distribuição
_t3.3 Disciplinas a distância de cursos presenciais autorizados
_t3.3.1 Disciplinas a distâncias de cursos presenciais autorizados: números e distribuição
_t3.3.2 Matrículas nas disciplinas de EAD: número e distribuição
_t3.4 Cursos livres
_t3.4.1 Cirsos livre: número e distribuição
_t3.4.2 Matrículas em cursos livre não corporativos: número e distribuição
_t3.5 Educação corporativa
_t3.5.1 Cursos corporativos: número e distribuição
_t3.5.2 Matrículas: número e distribuição
_t3.6 Oferta pela natureza dos cursos
_t3.7 Evolução das matrículas
_t3.7.1 Síntese da evolução de matrículas
_t3.8 Evasão em todos os tipos de cursos oferecidos pelos participantes do Censo EAD.BR 2013
_t3.9 Perfil dos alunos de EAD em 2013
_t3.9.1 Perfil dos alunos segundo o sexo
_t3.9.2 Perfil dos alunos segundo a idade
_t3.10 Investimentos em EAD em 2013
_t3.11 Obstáculos enfrentados pelas instituições formadoras na execução de cursos EAD em 2013
_t3.12 Comparação dos dados obtidos em 2013 com dados de anos anteriores
_t3.12.1 Cursos e matrículas
_t3.12.2 Evasão
_t3.12.3 Perfil dos alunos
_t3.12.4 Investimentos em EAD
_t3.12.5 Obstáculos enfrentados pela EAD
_t3.13 Síntese da EAD no Brasil em 2013
_t3.13.1 Cursos e matrículas
_tParte 4 -Tecnologia em EAD
_t4.1 Atendimento
_t4.2 Tecnologia: hospedagem dos serviços de EAD
_t4.3 Tecnologia: acesso à internet
_t4.4 Tecnologia: distribuição de áudio e vídeo
_t4.5 Tecnologia: características do parque tecnológico e equipes técnicas
_t4.5.1 Gravação de vídeos
_t4.5.2 Equipes de tecnologia
_t4.5.3 Preparação dos cursos
_t4.6 Tecnologia: treinamento de tutores e professores em tecnologia
_t4.7 Tecnologia: suporte técnico
_t4.8 Tecnologia: ferramentas e padrão utilizados nos cursos de EAD 128
_t4.8.1 Ferramentas
_t4.9 Tecnologia: forma de entrega de curso completo para clientes
_t4.9.1 Uso de AVA
_t4.9.2 Uso dos recursos e ferramentas do AVA
_t4.10 Tecnologia: padrão utilizado para a produção de cursos
_t4.10.1 Padrão
_t4.11 Tecnologia: recursos e formas de acesso aos cursos e seus conteúdos
_t4.11.1 Dispositivos móveis (Mobile learning)
_t4.11.2 Mídias de acesso a obras escritas
_t4.11.3 Mídias de acesso a áudio
_t4.11.4 Mídias de acesso a vídeo
_t4.11.5 Mídia de acesso à videoconferência
_t4.12 Tecnologia: recursos de produção de cursos on-line
_t4.12.1 Animações
_t4.12.2 Simuladores/laboratórios virtuais
_t4.12.3 Jogos (games)
_t4.12.4 TV interativa
_t4.12.5 Vídeos interativos
_t4.12.6 Objetos de aprendizagem
_t4.12.7 Realidade aumentada
_t4.13 Dificuldades/limites e benefícios da tecnologia
_t4.13.1 Mobile-learning
_t4.13.2 LMS/AVA
_t4.13.3 Videoconferência
_t4.13.4 Webconferência
_t4.13.5 TV interativa
_t4.13.6 Vídeo interativo
_t4.13.7 Blog/microblog
_t4.13.8 Simulador/laboratório didático
_t4.13.9 Animações
_t4.13.10 Realidade aumentada
_t4.14 Tecnologia: síntese dos resultados
_tParte 5 - Fornecedores de produtos e serviços
_t5.1.1 Fornecedores: distribuição regional
_t5.1.2 Fornecedores: participação em redes sociais
_t5.1.3 Fornecedores: categoria administrativa
_t5.1.4 Fornecedores: porte institucional
_t5.1.5 Fornecedoras: tempo de atuação no mercado educacional e em EAD
_t5.1.6 Fornecedoras: tipo de ofertas
_t5.1.7 Fornecedores: tipos de produtos e serviços para EAD
_t5.1.8 Fornecedores: projetos desenvolvidos - objetos
_t5.1.9 Fornecedores: projetos desenvolvidos - áreas de atividades
_t5.1.10 Fornecedores: produtos mais fortes
_t5.1.11 Fornecedores: clientes atendidos
_t5.1.12 Fornecedores: novos clientes
_t5.1.13 Fornecedores: obstáculos enfrentados em 2013
_t5.1.14 Fornecedores: focos dos investimentos
_t5.1.15 Fornecedores: evolução dos investimentos
_t5.1.16 Fornecedores: lucratividade
_t5.2 Síntese dos resultados: fornecedores de produtos e serviços de EAD
_t5.3 Comparação das informações dos fornecedores obtidas em 2012 e 2013
650 _912548
_a Educação a Distância
650 0 _921341
_aEvasão
_xCursos
650 0 _912882
_aTecnologia
650 0 _915717
_aInstituição de Ensino
650 _912031
_a Internet
_xEducação
700 _955887
_aAbreu, Maria Thereza Moss de
_eTradução
700 _955888
_aFernandez, Consuelo
_eCoordenação
700 _955889
_aPalange, Ivete
_eCoordenação
700 _956304
_aRosa, Camila Cristiny da
_eRevisão
909 _a201801
_bPri
942 _cG
_2ddc