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003 OSt
005 20190212150459.0
008 141212s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aSARAIVA, Luiz Alex Silva
_927341
245 1 0 _aA efetividade de programas sociais de acesso à educação superior :
_bo caso do ProUni
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cago. 2011
520 3 _aUm dos efeitos do acirramento generalizado da competição verificado atualmente é o aumento da demanda social por educação, o que pressiona o sistema educacional a equilibrar a relação entre oferta e demanda, o que em parte pode ser feito via a criação de programas sociais na área. Criado pelo governo federal para buscar este ajuste, o Programa Universidade para Todos (ProUni) objetiva ampliar o acesso de brasileiros de afrodescendentes, indígenas e de baixa renda à educação superior, uma iniciativa ainda pouco discutida no âmbito da administração, programa que, neste estudo, tem sua efetividade avaliada a partir da ótica de seus beneficiários. A pesquisa adotou uma perspectiva qualitativa, tendo sido abordados bolsistas do ProUni por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade. Os resultados revelam que embora este programa atenda às expectativas de inclusão no ensino superior, sendo-lhe atribuídas diversas expectativas e evidências de ascensão profissional e social, há críticas consideráveis, o que indica a necessidade de ajustes por parte dos formuladores de políticas públicas educacionais. Em que pese o escopo do ProUni, as conclusões indicam que, mesmo atingindo grande número de brasileiros, esta iniciativa mascara a necessidade de investimentos maciços em educação pública e de qualidade.
700 1 _aNUNES, Adriana de Souza
_950347
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g45, 4, p. 941-964
_dRio de Janeiro : FGV, ago. 2011
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v45n4/a03v45n4.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141212
_b1449^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor