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008 141215s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aMEYE JR, Victor
_950405
245 1 0 _aGestão estratégica :
_bum exame de práticas em universidades privadas
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cjan./fev. 2012
520 3 _aA estratégia, como abordagem gerencial, tem se constituído em experiência relativamente recente em organizações universitárias brasileiras. Este artigo tem o objetivo de analisar a prática estratégica em universidades privadas e contribuir com o debate sobre esse tópico que desafia a administração dessas organizações. Trata-se de um estudo comparativo de casos onde é analisada a realidade de duas universidades comunitárias brasileiras. Por meio de questionário e entrevistas, identificaram-se práticas adotadas na gestão estratégica das instituições de educação superior — IES. A análise dos dados revelou que a prática estratégica mescla estratégias deliberadas e, principalmente, estratégias emergentes. As estratégias decorrem tanto de planos formais institucionais quanto de iniciativas individuais e grupais, que resultam de interações, de insights, do feeling, da visão e reação de gestores e docentes diante dos desafios que se apresentam no dia a dia. As estratégias emergem por meio de microestratégias praticadas por gestores acadêmicos e por professores, que atuam como estrategistas. Os resultados apontaram, ainda, para a presença marcante de fatores subjetivos como criatividade, conhecimento tácito, sensibilidade e experiência dos gestores imersos nas práticas estratégicas adotadas na área acadêmica das instituições.
700 1 _aPASCUCCI, Lucialaine
_950406
700 1 _aMANGOLIN, Lúcia
_950407
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g46, 1, p. 49-70
_dRio de Janeiro : FGV, jan./fev. 2012
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v46n1/v46n1a04.pdf
_yAcesso
942 _cS
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_b1605^b
_cFabio
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_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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041 _apor