000 | 02055naa a2200205uu 4500 | ||
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001 | 4121516460944 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212150610.0 | ||
008 | 141215s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aANDRADE, Daniela Meirelles _950415 |
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245 | 1 | 0 | _aCidadania ou "estadania" na gestão pública brasileira? |
260 |
_aRio de Janeiro : _bFGV, _cjan./fev. 2012 |
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520 | 3 | _aO processo de democratização brasileira ocorreu de uma forma bem diferente da vivenciada por outros países, como Estados Unidos da América e França. Nesse sentido, o objetivo deste artigo teórico é apresentar os elementos centrais sobre democracia e cidadania e demonstrar como a formação histórica do Estado brasileiro impulsionou o fortalecimento de uma estadania nacional em detrimento da cidadania. Demonstrou-se que a formação do Estado brasileiro é um entrave para a consolidação da cultura cívica, pois não consegue desenvolver os direitos sociais, políticos e civis como apresentados por Marshall. Assim, o que se percebe é que o exercício da democracia não é uma tarefa fácil, porém, para uma nação evoluir em termos de participação efetiva dos cidadãos, os mesmos precisam participar do processo. No Brasil, nota-se prevalência de ações que conferem maior poder ao Estado, como responsável pela estruturação e desenvolvimento da vida social. Portanto, prevalece em nossa nação a estadania, visto a ausência de uma cultura cívica, cabendo aos atores não estatais um papel de coadjuvantes no processo. Por outro lado, mudanças relacionadas à democratização mais efetiva do Estado e à democratização da própria democracia fazem-se necessárias. | |
700 | 1 |
_aCASTRO, Carolina Lescura de Carvalho _950416 |
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700 | 1 |
_aPEREIRA, José Roberto _950417 |
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773 | 0 | 8 |
_tRAP Revista de Administração Pública _g46, 1, p. 177-190 _dRio de Janeiro : FGV, jan./fev. 2012 _xISSN 00347612 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v46n1/v46n1a09.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20141215 _b1646^b _cFabio |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c46795 _d46795 |
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041 | _apor |