000 02055naa a2200205uu 4500
001 4121516460944
003 OSt
005 20190212150610.0
008 141215s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aANDRADE, Daniela Meirelles
_950415
245 1 0 _aCidadania ou "estadania" na gestão pública brasileira?
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cjan./fev. 2012
520 3 _aO processo de democratização brasileira ocorreu de uma forma bem diferente da vivenciada por outros países, como Estados Unidos da América e França. Nesse sentido, o objetivo deste artigo teórico é apresentar os elementos centrais sobre democracia e cidadania e demonstrar como a formação histórica do Estado brasileiro impulsionou o fortalecimento de uma “estadania” nacional em detrimento da cidadania. Demonstrou-se que a formação do Estado brasileiro é um entrave para a consolidação da cultura cívica, pois não consegue desenvolver os direitos sociais, políticos e civis como apresentados por Marshall. Assim, o que se percebe é que o exercício da democracia não é uma tarefa fácil, porém, para uma nação evoluir em termos de participação efetiva dos cidadãos, os mesmos precisam participar do processo. No Brasil, nota-se prevalência de ações que conferem maior poder ao Estado, como responsável pela estruturação e desenvolvimento da vida social. Portanto, prevalece em nossa nação a “estadania”, visto a ausência de uma cultura cívica, cabendo aos atores não estatais um papel de coadjuvantes no processo. Por outro lado, mudanças relacionadas à democratização mais efetiva do Estado e à democratização da própria democracia fazem-se necessárias.
700 1 _aCASTRO, Carolina Lescura de Carvalho
_950416
700 1 _aPEREIRA, José Roberto
_950417
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g46, 1, p. 177-190
_dRio de Janeiro : FGV, jan./fev. 2012
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v46n1/v46n1a09.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141215
_b1646^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46795
_d46795
041 _apor