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003 OSt
005 20190212150612.0
008 141215s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aTEIXEIRA, Juliana Cristina
_950418
245 1 0 _aTriangulação entre métodos na administração :
_bgerando conversações paradigmáticas ou meras validações "convergentes"?
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cjan./fev. 2012
520 3 _aO objetivo deste artigo é buscar responder à seguinte questão: a triangulação como método tem sido utilizada nas pesquisas em administração de uma perspectiva multiparadigmática, gerando conversações entre paradigmas? Ou tem sido utilizada simplesmente no intuito de se realizar uma validação “convergente” entre os métodos na pesquisa? Para responder à questão, utilizou-se o banco de dados referente a 174 artigos que utilizaram a triangulação em três anais do EnAnpad. Esses artigos foram analisados qualitativamente para verificar de que forma a triangulação foi conduzida, a fim de investigar se a combinação se ateve apenas no nível do método, ou se atingiu o âmbito paradigmático. O posicionamento adotado pelos pesquisadores neste estudo é o de defender a importância da conversação paradigmática para lidar com os fenômenos sociais característicos das pesquisas em administração. Os resultados demonstraram que a combinação de métodos tem sido adotada principalmente no intuito de validação convergente, não implicando necessariamente conversações efetivas entre diferentes visões de mundo e de conhecimento científico. O que se observa é sua aplicação principalmente em estudos nos quais predomina, em termos epistemológicos, uma visão positivista e, em termos metodológicos, uma postura nomotética.
700 1 _aNASCIMENTO, Marco César Ribeiro
_950419
700 1 _aCARRIERI, Alexandre de Pádua
_926595
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g46, 1, p. 191-220
_dRio de Janeiro : FGV, jan./fev. 2012
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v46n1/v46n1a10.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141215
_b1649^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46796
_d46796
041 _apor