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003 OSt
005 20190212150630.0
008 141215s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBARROS, Denise Franca
_950440
245 1 0 _aRepresentações do eleitor :
_brevendo teorias e propondo novos caminhos
260 _aRio de Janeiro :
_bFGV,
_cmar./abr. 2012
520 3 _aEm virtude da restrita produção acadêmica sobre comportamento do eleitor e marketing político na administração pública, acreditamos que a sistematização do conhecimento produzido na área possa ser capaz de mostrar um amplo campo de possibilidades para futuros estudos críticos, teóricos e empíricos. Observamos que a maior parte das pesquisas acompanha a orientação tradicional, dominante no marketing gerencial. Esses estudos partem do pressuposto de que o marketing político é uma ferramenta utilizada para influenciar o eleitor e que a escolha política é uma decisão eminentemente racional. Assim, o marketing político é normalmente tratado como uma subárea do marketing e, acompanhando a visão dominante dessa disciplina, é visto como essencialmente utilitário. Desta forma, se o candidato é encarado como um produto, seria possível mudar seu “composto de marketing” para “reposicioná-lo”. Entendemos que esses pressupostos não só diminuem a importância política do processo e subestimam as capacidades tanto do eleitor quanto do político, como também superestimam a importância da propaganda política. Uma alternativa a essa visão passa pela compreensão da incapacidade de separar razão e emoção durante o processo de formação de preferências do indivíduo. Este artigo tem por objetivo realizar uma breve revisão teórica dos estudos do comportamento do eleitor, apontando outras perspectivas possíveis para o desenvolvimento da pesquisa na área.
700 1 _aSAUERBRONN, João Felipe Rammelt
_950298
700 1 _aAYROSA, Eduardo André Teixeira
_950441
773 0 8 _tRAP Revista de Administração Pública
_g46, 2, p. 477-491
_dRio de Janeiro : FGV, mar./abr. 2012
_xISSN 00347612
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v46n2/a07v46n2.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20141215
_b1725^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c46808
_d46808
041 _apor