000 | 02588naa a2200193uu 4500 | ||
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001 | 5011417215944 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212151037.0 | ||
008 | 150114s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aSOUZA, Luiz Ricardo de _950704 |
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245 | 1 | 0 |
_aA Política Científica e Tecnológica de Santa Catarina : _banálise a partir do modelo de coalizões de defesa |
260 |
_aRio de Janeiro : _bFGV, _cjul./ago. 2014 |
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520 | 3 | _aEste artigo utiliza o modelo de coalizões de defesa (Advocacy Coalition Framework ACF), de Sabatier e Jenkins-Smith (1993), para analisar a prevalência da comunidade científica catarinense como atorchave na formulação da Política Científica e Tecnológica (PCT) de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada a partir de relatórios e documentos oficiais das instituições, bem como de entrevistas realizadas com 10 atores do processo de formulação da PCT que ocuparam funções estratégicas no período de 1989 a 2009, assim classificados: 1) comunidade científica; 2) burocratas; 3) designados politicamente; 4) empresários; 5) políticos. A análise dos dados teve como conceitos sensíveis aqueles presentes no modelo de coalizões de defesa: a) o papel dos atores; b) sistemas de convicções e recursos; c) trajetórias da política pública; d) características da política pública; e) conteúdo da política pública. Foram identificadas as conexões entre os atores, suas convicções, estratégias, recursos e constrangimentos. A pesquisa conclui que a comunidade científica exerce um papel de destaque na formulação da política científica e tecnológica catarinense, sendo prevalente na formulação da PCT em todo o período analisado. Em relação aos empresários, políticos e burocratas, não se identificou uma atuação destacada e contínua desses atores. Entretanto, os designados politicamente, que na maioria das vezes são recrutados no seio da comunidade científica, exerceram papel importante na formulação e na reafirmação do sistema de convicções da comunidade científica. Em relação às principais trajetórias que ajudam a explicar as mudanças da PCT catarinense no período analisado, a trajetória aprendizagem orientada pela política pública destaca-se perante as demais. | |
700 | 1 |
_aSESCCHI, Leonardo _950705 |
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773 | 0 | 8 |
_tRAP Revista de Administração Pública _g48, 4, p. 939-960 _dRio de Janeiro : FGV, jul./ago. 2014 _xISSN 00347612 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/rap/v48n4/a07v48n4.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150114 _b1721^b _cFabio |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c46973 _d46973 |
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041 | _apor |