000 01976naa a2200229uu 4500
001 5021917233944
003 OSt
005 20190212151549.0
008 150219s2009 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aCARVALHO, Frederico A. de
_950546
245 1 0 _aRedes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro
260 _aSalvador :
_bEAUFBA,
_cjan./mar. 2009
520 3 _aA partir do caso de um clube de futebol profissional, a pesquisa procura construir uma rede interorganizacional de modo a identificar os atores envolvidos e a examinar como se estabelecem relacionamentos entre eles. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com informantes diretamente envolvidos no caso e com outros profissionais relevantes. As análises focalizaram relações duais: televisão / esporte; esporte / patrocinador; e televisão / patrocinador. Observou-se que a maior empresa nacional de televisão, representando uma emissora aberta e um canal fechado, é a grande detentora do poder na rede, sendo a única empresa de transmissão capaz de pagar os direitos cobrados e, assim, oferecer um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, que é a exposição. Os patrocinadores, também, são importantes para as entidades esportivas, pois representam, em média, 25% das receitas dos clubes. As entidades esportivas, a seu turno, fornecem o “produto” – o “desempenho esportivo” – mas, em função de sua relativa debilidade financeira, têm apenas reduzido poder na rede.
590 _aISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x
700 1 _aMARQUES, Maria Cecilia Pinto
_950948
700 1 _aCARVALHO, José Luis Felicio
_950949
773 0 8 _tO&S - Organizações & Sociedade
_g16, 48, p. 101-121
_dSalvador : EAUFBA, jan./mar. 2009
_xISSN 19849230
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/osoc/v16n48/05.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150219
_b1723^b
_cFabio
998 _a20150219
_b1739^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c47195
_d47195
041 _apor