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008 150220s2009 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _98182
_a Paula, Ana Paula Paes de
245 1 0 _aOpressão e resistência nos estudos organizacionais críticos :
_bconsiderações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido
260 _aSalvador :
_bEAUFBA,
_cjul./set. 2009
520 3 _aEste artigo tem como objetivo discutir a abordagem crítica nacional para a questão da opressão e da resistência nos estudos organizacionais, apresentando novas contribuições teóricas que podem reforçar sua tese central: a opressão é um fenômeno coletivo, portanto, quando se busca um projeto emancipatório mais amplo, a resistência também precisa ser empreendida como uma ação coletiva. Para além destas contribuições, também pretendemos apontar a pedagogia crítica como um caminho para analisar e mesmo colocar em práticas novas formas coletivas de resistência. Para isto, realizaremos um percurso que resgatará o clássico texto de Etienne La Boétie, “O Discurso da Servidão Voluntária” e também a “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire.
700 1 _aMARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
_950173
773 0 8 _tO&S - Organizações & Sociedade
_g16, 50, p. 463-477
_dSalvador : EAUFBA, jul./set. 2009
_xISSN 19849230
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/osoc/v16n50/04.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150220
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_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c47260
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