000 01886naa a2200205uu 4500
001 5022016303444
003 OSt
005 20190212151735.0
008 150220s2009 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aPEREIRA, Carlos de Brito
_951020
245 1 0 _aConsiderações sobre o conceito de marketing teoria e prática gerencial
260 _aSalvador :
_bEAUFBA,
_cjul./set. 2009
520 3 _aO propósito deste trabalho é discutir o conceito e o processo gerencial de marketing (prática), contrapondo as perspectivas teórico/acadêmica e a do profissional de marketing. Desenvolvido na modalidade ensaio, inicialmente, o texto apresenta uma revisão histórica consolidada do conceito de marketing, com fundamento em autores de referência no âmbito acadêmico. Apresenta-se, também, uma análise a respeito da natureza do marketing. Em seguida, são descritos significativos estudos referentes à evolução do conceito de marketing à luz de diferentes orientações empresariais. A partir de uma análise da orientação adotada pela organização, são avaliadas suas implicações na gestão da empresa, destacando-se dois contextos de análise: a teoria de marketing e a administração de marketing. No desenvolvimento do texto e na síntese conclusiva, salientase como, na vertente teórica, o conceito de marketing tem-se ampliado, em decorrência da ampliação do próprio escopo de marketing na prática gerencial; esse escopo reflete, por sua vez, a orientação ou filosofia de ação empresarial adotada pela organização.
700 1 _aTOLEDO, Geraldo Luciano
_913310
700 1 _aTOLEDO, Luciano Augusto
_951021
773 0 8 _tO&S - Organizações & Sociedade
_g16, 50, p. 519-543
_dSalvador : EAUFBA, jul./set. 2009
_xISSN 19849230
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/osoc/v16n50/07.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150220
_b1630^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c47273
_d47273
041 _apor