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008 150224s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aFONTENELLE, Isleide Arruda
_951072
245 1 0 _aO estatuto do consumo na compreensão da lógica e das mutações do capitalismo
260 _aSão Paulo :
_bCEDEC,
_cmaio/ago. 2014
520 3 _aEmbora o consumo se apresente como fundamental para a compreensão do modo de funcionamento do capitalismo contemporâneo, não é assim que ele tem sido abordado do ponto de vista da teoria social. É certo que já há um campo de estudos sobre o consumo advindo da sociologia, da antropologia e dos estudos culturais, porém, são estudos que focam
520 3 _amais nos modos de vida, na formação cultural, nos significados, normas e valores associados aos usos das mercadorias, do que propriamente no papel central que o consumo tem na realização do valor para o capital. Este artigo pretende contribuir para reverter esse gap ao propor um retorno à abordagem marxista acerca do lugar do consumo no processo de expansão do valor. Assumindo a posição central que o consumo tem
520 3 _apara a realização do capital, e partindo da análise dialética do capitalismo como movimento e contradição, o artigo busca elucidar as principais mutações na cultura de consumo que ocorreram a partir do final da década de 1970, culminando com as transformações oriundas da terceira revolução tecnológica – a informática. Propõe que as duas principais formas que assumiu o capitalismo em fins do século XX – o financeiro e o imaterial – operam fundamentalmente a partir do consumo; assim como revelam as mutações e as contradições do capitalismo na contemporaneidade
773 0 8 _tLua Nova Revista de Cultura e Política
_g92, p. 207-240
_dSão Paulo : CEDEC, maio/ago. 2014
_xISSN 01026445
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/ln/n92/a08n92.pdf
_yAcesso
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_cAna
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999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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