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008 150305s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aXAVIER, Ismail
_923239
245 1 0 _aA morte do alferes Cabrita e a Paixão portuguesa
260 _aSão Paulo :
_bCebrap ,
_cnov. 2013
520 3 _aO artigo analisa o modo como o filme Non, ou a vã glória de mandar
520 3 _a(1990), de Manoel de Oliveira, se compõe como figuração da história de Portugal, desde o momento da formação nacional até o limiar da Revolução dos Cravos, longo percurso que o cineasta condensa através da justaposição de épocas históricas observadas como manifestações de uma recusa reiterada: um implacável princípio do “Non” frustra variadas
520 3 _aformas de sonho imperial e tem como cena emblemática a batalha de Alcácer-Quibir em 1578. Inspirado numa passagem de sermão do Padre Vieira, o filme traz uma reflexão sobre tal percurso na tônica de uma poética do desastre que, em seu final, ganha nova inflexão pelo cotejo entre o espectro de D. Sebastião e o destino do seu protagonista, o alferes Cabrita, no ocaso da guerra colonial em terras africanas
773 0 8 _tNovos Estudos
_g97, p. 129-147
_dSão Paulo : Cebrap , nov. 2013
_xISSN 01013300
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/nec/n97/09.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150305
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_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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