000 02282naa a2200205uu 4500
001 5030514230744
003 OSt
005 20190212152150.0
008 150305s2011 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aFLECK, Carolina Freddo
_950192
245 1 0 _aProfessores e gestores :
_banálise do perfil das competÊncias gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS, Brasil
260 _aSalvador :
_bEAUFBA,
_cabr./jun. 2011
520 3 _aA área educacional universitária tem buscado maior profissionalização de seus cargos administrativos a partir da necessidade de conciliar a gestão administrativa, pedagógica, acadêmica e científica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar o perfil de Competências Gerenciais dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Rio Grande do Sul. Para tal, foi utilizado o modelo teórico de Gary Yukl, publicado em 1998, que divide o perfil de Competências Gerenciais entre administrar tarefas e administrar relações. Foi construído um questionário com base na referida teoria, e validado por meio de uma análise fatorial exploratória. O questionário foi enviado para 261 coordenadores, obtendo um retorno de 161 considerados válidos para a análise. As análises estatísticas demonstraram que as áreas com características mais racionais e “científicas” estão mais relacionadas aos construtos que direcionam para administração do trabalho e/ou execução de tarefas, enquanto que as áreas com características mais subjetivas, apresentam uma relação mais forte com os construtos sobre administrar relações interpessoais. Já os testes sobre a relação entre as universidades e o perfil de competências identificaram características específicas entre administração de relações ou administração do trabalho.
590 _aISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x
700 1 _aPEREIRA, Breno Augusto Diniz
_950190
773 0 8 _tO&S - Organizações & Sociedade
_g18, 56, p. 285-301
_dSalvador : EAUFBA, abr./jun. 2011
_xISSN 19849230
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/osoc/v18n57/a05v18n57.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150305
_b1423^b
_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c47438
_d47438
041 _apor