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008 150313s2014 xx ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aFARIA, Alexandre
_930446
245 1 0 _aO que é (estratégia de) não mercado?
260 _aSalvador :
_bEAUFBA,
_cabr./jun. 2014
520 3 _aA área de gestão estratégica (GE) apresenta um número crescente de desafios e oportunidades para acadêmicos e estrategistas do resto do mundo. Por causa da crescente importância do resto do mundo no contexto da globalização neoliberal, o conceito de não mercado (ou non market) em GE teve uma surpreendente e questionável trajetória de ascensão em anos recentes, após um longo período de marginalização e invisibilidade durante a Guerra Fria. Sob uma perspectiva do resto do mundo, o artigo analisa o conceito de não mercado por meio de um desenvolvimento histórico-interdisciplinar que desafia a teorização de mercado subjacente e traz à tona dimensões de geopolítica de conhecimento que ajudam a explicar essa curiosa trajetória do conceito de não mercado em GE. A análise revisa críticas feitas na literatura euro americana à teorização estreita de mercado para argumentar que não mercado é um conceito que permite que intervenções no resto do mundo, protagonizadas por grandes corporações, sejam classificadas como estratégias de não mercado e legitimamente representadas como um mal necessário. Por meio de uma perspectiva de diálogo multipolar, os autores propõem ao final, a reconceituação de não mercado e estratégia de não mercado com base no resgate de teorizações ampliadas de mercado que continuam sendo marginalizadas pelo americanismo.
590 _aISSN VERSÃO IMPRESSA: 1413585x
700 1 _951438
_aAbdalla, Márcio Moutinho
773 0 8 _tO&S - Organizações & Sociedade
_g21, 69, p. 315-333
_dSalvador : EAUFBA, abr./jun. 2014
_xISSN 19849230
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/osoc/v21n69/a07v21n69.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150313
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_cFabio
999 _aConvertido do Formato PHL
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