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005 20190212152834.0
008 150325s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBAMBINI, Martha Delphino
_951853
245 1 0 _aSoftware para agropecuária :
_bpanorama do mercado brasileiro
260 _aBrasília :
_bCGEE,
_cjun. 2013
520 3 _aO artigo tem por objetivo relatar os resultados da pesquisa científica sobre o mercado brasileiro de software agropecuário, realizada pela Embrapa Informática Agropecuária e instituições parceiras, de 2008 a 2010. A metodologia utilizada contou com a realização de painéis de especialistas em agroinformática, mapeamento da oferta de software agropecuário por meio de uma pesquisa survey, levantamento de demandas em TIC na agropecuária junto a cooperativas agrícolas e instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e identificação de oportunidades e tendências com uso da abordagem de cenários. Como resultados, apresenta-se a caracterização de 162 empresas privadas desenvolvedoras de software rural, por distribuição geográfica, porte e seus 402 produtos de software. Das 230 cooperativas rurais participantes da pesquisa, 39% utilizam algum software para o agronegócio. Suas demandas em software são para comercialização de produtos agrícolas, administração rural e contabilidade. Das instituições da ATER, 132 participaram da pesquisa. O estudo de cenários considerou tendências consolidadas relacionadas à crescente importância da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para aumentar a competitividade dos produtos do agronegócio que tende a incorporar informação, conhecimento e tecnologia aos seus produtos. Segundo as análises efetuadas, verifica-se um intenso crescimento da aplicação de tecnologia da informação ao setor agropecuário nos próximos anos, considerando as demandas prospectivas relacionadas a setores deste mercado. No entanto, ainda há que se romper com barreiras conservadoras de mercado e evoluir para a adoção de grandes sistemas integrados e baseados na Web, estruturados por forte oferta de serviços e inovação. Considerando a crescente velocidade da evolução e transformação das plataformas de TIC e do mercado a elas associado, estudos de monitoramento de adoção e oportunidades de aplicação de TIC na agropecuária devem ser periodicamente promovidos a fim de apoiar políticas públicas relacionadas aos setores agropecuários e de infraestrutura.
590 _aISSN Online: 21769729
700 1 _aMENDES, Cássia Isabel
_951854
773 0 8 _tParcerias Estratégicas
_g18, 36, p. 175-198
_dBrasília : CGEE, jun. 2013
_xISSN 14139375
_w
856 4 2 _uhttp://www.cgee.org.br/atividades/redirect/8501
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150325
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_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
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