000 | 02512naa a2200289uu 4500 | ||
---|---|---|---|
999 |
_c48338 _d48338 |
||
001 | 5042314122248 | ||
003 | BR-BrENAP | ||
005 | 20190212153058.0 | ||
008 | 150423s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrENAP _bPt_BR |
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999 | _bPHL2MARC21 1.1 | ||
100 |
_aCosta, Leandro _951984 |
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245 | 1 | 0 | _aIdentificação parcial do efeito das escolas privadas brasileiras |
260 |
_aRio de Janeiro : _bIPEA, _cago. 2014 |
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520 | 3 | _aEsse estudo tem o objetivo de analisar a diferença no desempenho dos alunos de escolas brasileiras públicas e privadas, com base no questionamento das suposições que fundamentam as técnicas usuais de estimação. Devido aos fatores socioeconômicos interferirem significativamente na escolha dos pais sobre a escola dos seus filhos (viés de seleção), questiona-se os resultados dos estudos que consideram as suposições de identificação da metodologia de pareamento no escore de propensão (PEP) e regressões lineares na investigação da diferença de resultados entre as escolas públicas e privadas. A metodologia de identificação parcial (Manski, 1989) permite estimar limites com suposições menos restritivas e verificar se as estimações pontuais das metodologias usuais não ultrapassam os limites do intervalo. Utilizando as informações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2005 (INEP, 2007) para os estudantes do 5o e 9o anos do ensino fundamental, comprova-se que a aplicação das metodologias usualmente utilizadas, que se baseiam nas suposições de ignorabilidade e imputação, sobreestima o efeito das escolas privadas. Todavia, ao utilizar hipóteses menos restritivas, esse efeito permanece significativamente positivo. Esses resultados devem advir do forte viés de seleção relacionado à restrição do nível de renda dos pais, que contribui para explicar a escolha da escola do filho e dificulta a determinação de um aceitável contrafactual | |
650 | 4 |
_aEnsino Privado _932911 |
|
650 | 4 |
_aEnsino Público _912006 |
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650 | 4 |
_aAnálise Comparativa _911954 |
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650 | 4 |
_aValor Agregado _912734 |
|
650 | 4 |
_949612 _aImpacto Econômico |
|
650 | 4 |
_aImpacto Social _949407 |
|
700 |
_aArraes, Ronaldo _935213 |
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856 | 4 | 2 |
_uhttp://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/1374/1152 _yAcesso |
909 |
_a201808 _bVinícius |
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942 |
_cS _2ddc |
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041 | _apor |