000 01885naa a2200217uu 4500
001 5052814271147
003 OSt
005 20190212153307.0
008 150528s2015 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aRODRIGUES, Guilherme Alberto
_952092
245 1 0 _aGrupos sociais e preferência política :
_bo voto evangélico no Brasil
260 _aSão Paulo :
_bHUCITEC,
_cFev. 2015
520 3 _aO objetivo deste artigo é identificar os fatores responsáveis pela influência política dos grupos evangélicos sobre os fiéis e compreender como o pertencimento religioso direciona a escolha eleitoral. A abordagem sociológica do voto forneceu o arcabouço teórico para o estudo, sobretudo a partir da ideia de que os grupos sociais difundem informações e conformam as atitudes políticas dos indivíduos. Em diálogo com a literatura brasileira sobre o voto evangélico, foram analisadas três dimensões: (1) o nível de integração do indivíduo ao grupo religioso; (2) o modelo de organização das igrejas; e (3) o papel das lideranças religiosas. Os dados da pesquisa “Novo nascimento”, realizada com uma amostra da população evangélica de oito cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante as eleições nacionais de 1994, forneceram as evidências empíricas para o estudo. Os resultados indicam que a exposição reiterada a atividades religiosas de cunho carismático e o hábito de frequentar a igreja são os fatores mais relevantes do voto evangélico
590 _aISSN Online: 18069053
700 1 _aFUKS, Mario
_925441
773 0 8 _tRevista Brasileira de Ciências Sociais
_g30, 87, p. 115-128
_dSão Paulo : HUCITEC, Fev. 2015
_xISSN 01026909
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v30n87/0102-6909-rbcsoc-30-87-0115.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150528
_b1427^b
_cAna
998 _a20150528
_b1432^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c48449
_d48449
041 _apor