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003 OSt
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008 150528s2015 bl ||||gr |0|| 0 eng d
100 1 _aMOITA, Rodrigo Menon Simões
_945499
242 1 0 _aExcesso de demanda permanente como estratégia de mercado: uma análise do mercado brasileiro de ensino superior
245 1 0 _aPermanent demand excess as business strategy :
_ban analysis of the Brazilian
260 _aSão Paulo :
_bFEA-USP,
_cjan./fev./mar 2015
520 3 _aMuitas Instituições de Ensino Superior (IES) precificam seus cursos abaixo do preço de equilíbrio para gerar excesso de demanda permanente. Neste artigo, primeiramente se adaptam as ideias de Becker (1991) para entender por que as IES precificam seus cursos dessa maneira. O fato de os alunos serem consumidores e insumos no processo de produção de educação gera um equilíbrio de mercado em que algumas firmas cobram preços elevados e têm excesso de demanda por suas vagas, e outras cobram um preço baixo e sobram vagas. Em seguida, analisa-se esse equilíbrio empiricamente. Estima-se a demanda por cursos de graduação em Administração no estado de São Paulo. Os resultados mostram que o preço, a qualidade dos alunos ingressantes e a porcentagem de professores com doutorado são os fatores determinantes na escolha de um estudante. Dado que a qualidade dos estudantes determina a demanda por uma
520 3 _aIES, calcula-se qual é o valor, para uma IES, de ter melhores estudantes. Esse valor é igual à receita de que ela abdica para manter excesso de demanda e seleção de alunos. Com respeito ao investimento em seleção de alunos, 39 IES no estado de São Paulo abdicaram de uma receita de aproximadamente R$
520 3 _a5 milhões por ano por turma de ingressantes, o que equivale a 7,6% da receita de uma classe de ingressantes
700 1 _aSILVA, Carlos Eduardo Lobo e
_947262
700 1 _aANDRADE, Eduardo de Carvalho
_926862
773 0 8 _tRA - USP Revista de Administração
_g50, 1, p. 9-25
_dSão Paulo : FEA-USP, jan./fev./mar 2015
_xISSN 00802107
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/rausp/v50n1/0080-2107-rausp-50-01-0009.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150528
_b1736^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
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