000 01937naa a2200217uu 4500
001 5052914502647
003 OSt
005 20190212153329.0
008 150529s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aBUENO, Bruna
_952124
245 1 0 _aInovação colaborativa :
_buma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos
260 _aSão Paulo :
_bFGV,
_cset./out 2012
520 3 _aAs estratégias que as empresas têm adotado para promover inovações tecnológicas de produtos e serviços vêm mudando significativamente nos últimos anos. Um dos elementos de notável evolução diz respeito à maneira como as empresas conduzem a etapa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos, serviços, processos e modelos de negócios. Diante dessa problemática, o presente artigo busca identificar práticas de inovação colaborativa no desenvolvimento de novos produtos. Para melhor compreender a mudança nos processos de inovação, elegeu-se como campo empírico um caso da indústria automotiva. Mesmo que essa indústria tenha experimentado o desenvolvimento de P&D em conjunto com os seus fornecedores, a cocriação de valor com os usuários finais é algo muito novo. O objeto de análise foi o projeto de desenvolvimento do Fiat Mio – Fiat Concept Car III (FCCIII) e os resultados demonstraram que, durante o processo de desenvolvimento do FCCIII, foram adotadas diferentes práticas de inovação colaborativa, o que possibilitou o acesso de diferentes conhecimentos externos à organização
590 _aISSN Online: 2178938X
700 1 _aBALESTRIN, Alsones
_929503
773 0 8 _tRAE Revista de Administra de Empresas
_g52, 5, p. 517-530
_dSão Paulo : FGV, set./out 2012
_xISSN 00347590
_w
856 4 2 _uhttp://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_0034-75902012000500004_0.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150529
_b1450^b
_cAna
998 _a20150529
_b1506^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c48465
_d48465
041 _apor