000 02001naa a2200217uu 4500
001 5060513114047
003 OSt
005 20190527145959.0
008 150605s2014 bl ||||gr |0|| 0 d
100 1 _aMORENO JUNIOR, Valter de Assis
_952179
245 1 0 _aConhecimento compartilhado, recursos de TI e desempenho de processos de negócios
260 _aSão Paulo :
_bFGV,
_cmar./abr. 2014
520 3 _aEsta pesquisa investiga os efeitos de recursos e capacidades associados à Tecnologia da Informação (TI), e do conhecimento compartilhado entre gestores das áreas de TI e de negócios, no alinhamento operacional entre essas áreas e, por conseguinte, no desempenho de processos de negócios. O estudo baseia-se em dados coletados nas áreas de TI e de retaguarda (back office) de 39 empresas prestadoras de serviços do Rio de Janeiro. Resultados observados por meio da análise de equações estruturais sugerem que o alinhamento operacional afeta positivamente o desempenho de processos de back office, e este, a satisfação de seus clientes. Embora recursos e capacidades de TI, assim como o compartilhamento de conhecimento, não tenham efeito direto sobre o nível de alinhamento operacional, quanto maior o compartilhamento de conhecimento entre as áreas de TI e de negócio, mais intensa e positiva a associação entre a flexibilidade da infraestrutura de TI e o alinhamento operacional entre as áreas. O artigo discute as implicações teóricas e práticas dessas observações
590 _aISSN Online: 2178938X
700 1 _aCAVAZOTTE, Flávia de Souza Costa Neves
_940493
700 1 _aARRUDA, Ricardo Reis Arruda
_952180
773 0 8 _tRevista de Administração de Empresas - RAE
_g54, 2, p. 170-186
_dSão Paulo : FGV, mar./abr. 2014
_xISSN 00347590
_w
856 4 2 _uhttp://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/conhecimento_compartilhado_recursos_de_ti_e_desempenho_de_processos_de_negocios.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150605
_b1311^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c48498
_d48498
041 _apor