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008 | 150706s2007 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aPATTO, Maria Helena Souza _952659 |
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245 | 1 | 0 | _a"Escolas cheias, cadeias vazias" nota sobre as raízes ideológicas do pensamento educacional brasileiro |
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_aSão Paulo : _bIEA, _cset./dez. 2007 |
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520 | 3 | _aSobre o pano de fundo do desemprego, da violência e da precariedade do | |
520 | 3 | _aensino público fundamental e médio brasileiros atuais, vem ganhando força um discurso que atribui à escola a missão social de prevenção da criminalidade juvenil, não pelo ensino de conteúdos e habilidades ou de preparação para o trabalho, mas como espaço de permanência dos alunos que supostamente os protege dos caminhos da criminalidade. Uma pesquisa documental com destaque para os pareceres de Rui Barbosa sobre a educação nacional, datados de 1882-1883, mas voltados para o projeto republicano que estava em andamento revela, no entanto, que o lema escolas cheias, cadeia vazias é antigo no discurso educacional do país e data da passagem do Império à República e de suas conseqüências sobre a vida nas cidades: a chamada questão social | |
520 | 3 | _ada Primeira República, tida por alguns como caso de polícia, e por outros como caso de educação. Embora ciente de que a história é também descontinuidade, a análise destaca a continuidade do processo histórico brasileiro, na qual idéias e ações oficiais, aparentemente diversas, repõem-no sob novas vestes. O texto termina apontando algumas medidas que se fazem necessárias e urgentes se não quisermos permanecer reféns do poder do atraso inerente à lentidão da história do Brasil | |
773 | 0 | 8 |
_tEstudos Avançados - USP _g21, 61, p. 246-266 _dSão Paulo : IEA, set./dez. 2007 _xISSN 01034014 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v21n61/a16v2161.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150706 _b1535^b _cAna |
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_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c48879 _d48879 |
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