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008 150707s2006 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aSAWAYA, Sandra Maria
_952704
245 1 0 _aDesnutrição e baixo rendimento escolar :
_bcontribuições críticas
260 _aSão Paulo :
_bIEA,
_cset./dez. 2006
520 3 _aA artigo traz algumas contribuições da psicologia às reflexões sobre desnutrição e baixo rendimento escolar, a partir da análise de certas afirmações acerca das causas e conseqüências da desnutrição para o desenvolvimento infantil e a escolarização das crianças de classes populares. Analisa as suposições de que o baixo rendimento escolar de grande parcela dos alunos no Brasil teria como uma das suas explicações principais a desnutrição atual ou pregressa, o que supostamente levaria a deficiências cognitivas e
520 3 _alingüísticas, prejudicando a aprendizagem. O artigo discute ainda as metodologias de investigação e as análises que resultaram nessas conclusões. Finalmente, traz resultados de pesquisa que mostram a necessidade de revisão desses pressupostos, os quais continuam a orientar políticas e práticas educacionais e de saúde, o que inviabiliza a solução dos problemas escolares
773 0 8 _tEstudos Avançados - USP
_g20, 58, p. 133-146
_dSão Paulo : IEA, set./dez. 2006
_xISSN 01034014
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v20n58/13.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150707
_b1640^b
_cAna
998 _a20160329
_b1600^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c48921
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041 _apor