000 | 01882naa a2200193uu 4500 | ||
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001 | 5072016295647 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212154547.0 | ||
008 | 150720s2015 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aNASCIMENTO, Paulo A. Meyer M. _945897 |
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245 | 1 | 0 | _aDimensões e Qualidade dos Cursos Superiores em Áreas de CTEM no Brasil entre 2000 e 2013 |
260 |
_aBrasília : _bIPEA, _cjan./jun. 2015 |
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520 | 3 | _aEste artigo analisa a evolução da formação superior nas grandes áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção no Brasil entre 2000 e 2012. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado da oferta, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das instituições de elite identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil encontra-se concentrada em cursos e instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico | |
700 | 1 |
_aGUSSO, Divonzir Arthur _930509 |
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773 | 0 | 8 |
_tPlanejamento e Políticas Públicas - PPP _g44, p. 13- _dBrasília : IPEA, jan./jun. 2015 _xISSN 01034138 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/434 _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150720 _b1629^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49047 _d49047 |
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041 | _apor |