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008 150720s2015 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aNASCIMENTO, Paulo A. Meyer M.
_945897
245 1 0 _aDimensões e Qualidade dos Cursos Superiores em Áreas de CTEM no Brasil entre 2000 e 2013
260 _aBrasília :
_bIPEA,
_cjan./jun. 2015
520 3 _aEste artigo analisa a evolução da formação superior nas grandes áreas de Ciências, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e Construção no Brasil entre 2000 e 2012. As tendências são observadas em separado para os segmentos público e privado da oferta, mostrando a contribuição das universidades e de outros tipos de instituições de ensino superior – destacando a das universidades de pesquisa e doutorado enumeradas em Steiner (2005, 2006). Questões relativas à qualidade também são discutidas, partindo tanto do desempenho observado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), quanto dos fluxos de egressos das universidades de pesquisa e doutorado de Steiner (2005, 2006) e das “instituições de elite” identificadas por Carnoy et al. (2013). Os resultados sugerem que o fluxo de conclusões de cursos de graduação nessas áreas tem se expandido ano a ano. Porém, além de ainda ser baixa em comparação com outros países, a formação de pessoal técnico-científico de nível superior no Brasil encontra-se concentrada em cursos e instituições com baixos indicadores de desempenho acadêmico
700 1 _aGUSSO, Divonzir Arthur
_930509
773 0 8 _tPlanejamento e Políticas Públicas - PPP
_g44, p. 13-
_dBrasília : IPEA, jan./jun. 2015
_xISSN 01034138
_w
856 4 2 _uhttp://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/434
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150720
_b1629^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c49047
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041 _apor