000 | 02266naa a2200193uu 4500 | ||
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001 | 5072017170447 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212154600.0 | ||
008 | 150720s2015 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aMENDES JUNIOR, Alvaro Alberto Ferreira _952841 |
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245 | 1 | 0 | _aPolíticas de cotas não raciais aumentam a admissão de pretos e pardos na universidade? Simulações para a UERJ |
260 |
_aBrasília : _bIPEA , _cjan./jun. 2015 |
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520 | 3 | _aSe, por um lado, ninguém negaria o déficit de oportunidades sociais à disposição de negros, indígenas e outras minorias, nem a contribuição involuntária do tradicional sistema de admissão à universidade à manutenção de tal déficit, por outro lado, falta consenso acerca da legitimidade de políticas explicitamente raciais. Diante disso, torna-se oportuno verificar em que medida regras de admissão que ignorassem o parâmetro cor/raça como critério de admissão teriam como efeito beneficiar, indiretamente, determinados grupos raciais desfavorecidos este é justamente o principal objetivo deste artigo. Apoiando-se na rica base de dados do vestibular de 2010 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, foram feitas simulações do corpo de classificados sob diferentes regras de admissão (baseadas na teoria de John Roemer), com detalhamento para cursos de alto e baixo prestígio, bem como análise de beneficiados/prejudicados. Os resultados são ambivalentes, ao mostrar que uma política que ignore o parâmetro racial é capaz de aumentar a proporção dos autodeclarados pretos, porém estes estariam sobrerrepresentados em cursos de baixo prestígio e sub-representados nos de alto prestígio. Ademais, pardos permaneceriam sub-representados em todas as simulações, de modo agregado e por nível de prestígio. Seu grau de identificação com a categoria negros é variável-chave para se julgar a atratividade de diferentes políticas de reservas de vagas | |
700 | 1 |
_aWALTENBERG, Fábio Domingues _952842 |
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773 | 0 | 8 |
_tPlanejamento e Políticas Públicas - PPP _g44, p. 229-256 _dBrasília : IPEA , jan./jun. 2015 _xISSN 01034138 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/399 _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150720 _b1717^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49055 _d49055 |
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041 | _apor |