000 01951naa a2200205uu 4500
001 5081711503448
003 OSt
005 20190212154821.0
008 150817s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aARAUJO, Tarcisio Patricio de
_930587
245 1 0 _aFormação profissional no Brasil :
_brevisão crítica, estágio atual e perspectivas
260 _aSão Paulo :
_bIEA,
_cmai/ago.2014
520 3 _aO artigo apresenta uma revisão crítica da experiência de qualificação profissional no Brasil, examinado o presente estágio da política de formação profissional, e são consideradas perspectivas. O atual padrão educacional restringe o avanço da formação profissional da força de trabalho e os números da qualificação profissional no país se contrapõem aos resultados obtidos. Escassez de trabalhado qualificado e restrições ao funcionamento da formação escolar básica como requisito para adequada inserção ocupacional do indivíduo são questões-chave. Busca efetiva de avanços na qualidade da educação e redefinição do sistema de formação profissional da força de trabalho condicionam metas de elevação da taxa de crescimento da economia. Infelizmente, não se percebem ações concretas dirigidas a tais propósitos, o que condena o país a conviver, no médio prazo, com importantes restrições a avanços em produtividade do trabalho e em competitividade da economia; mantido tal panorama, eventual elevação da taxa de crescimento da economia continuará sendo restringida pela insuficiência de força de trabalho qualificada - cenário aparentemente mais provável
700 1 _aLIMA, Roberto Alves de
_930588
773 0 8 _tEstudos Avançados - USP
_g28, 81, p. 175-190
_dSão Paulo : IEA, mai/ago.2014
_xISSN 01034014
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v28n81/v28n81a12.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150817
_b1150^b
_cMatheus
998 _a20160329
_b1625^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c49139
_d49139
041 _apor