000 01722naa a2200205uu 4500
001 5081715334747
003 OSt
005 20190212154914.0
008 150817s2013 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aWILHEIM, Jorge
_952940
245 1 0 _aMobilidade urbana :
_bum desafio paulistano
260 _aSão Paulo :
_bIEA,
_c2013
520 3 _aNa “leitura” de uma cidade distingo infraestruturas físicas e sistemas de vida, a fim de avaliar se as primeiras dão suporte adequado às segundas. Para a abordagem e compreensão da cidade dou mais importância a aspectos antropológicos do que aos estatísticos. Para avaliar mobilidade urbana há que considerar três fluxos: os imateriais (informações), cargas (bens) e pessoas. Na de pessoas há expectativa de proximidade de embarque, pontualidade e conforto. Transporte público é sistema, do qual participam os diversos modais, inclusive o do pedestre. No futuro haverá mais locação do que propriedade privada do automóvel; e indústria de reciclagem dos elementos de carros usados. Deve o direito à mobilidade ser gratuito para o usuário ou ser por ele pago com subsídio? Políticas públicas deverão ter no urbanismo um processo de melhor gestão urbana, diminuir necessidade de deslocamentos, alterar o uso do carro, monitorar serviços com participação pública, sistematizar modais, garantir pontualidade e conforto do transporte
590 _aISSN Online: 18069592
773 0 8 _tEstudos Avançados - USP
_g27, 79, p. 07-26
_dSão Paulo : IEA, 2013
_xISSN 01034014
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v27n79/v27n79a02.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150817
_b1533^b
_cAna
998 _a20160329
_b1629^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c49171
_d49171
041 _apor