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100 | 1 |
_aLEHMANN, David _953069 |
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245 | 1 | 0 | _aEsperança e religião |
260 |
_aSão Paulo : _bIEA, _cmai/ago.2012 |
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520 | 3 | _aEste artigo desenvolve três modelos de relacionamento com o sobrenatural. Primeiramente, o ritual de aposta, pelo qual o indivíduo se assegura de ter feito o que era possível fazer para evitar um perigo. A natureza detalhada da preparação do ritual é essencial, assim como a rede social que se tece ao redor do rito. Segundo, focaliza a relação de troca com o sobrenatural, mediada pelo shaman, que é aquele que detém os segredos do procedimento e a confiança dos "clientes". Terceiro, trata das relações de troca representadas pela religião popular católica e explica que todas as religiões "mundiais" (judaísmo, cristianismo, islamismo) se edificam sobre uma dialética do erudito com a religião popular. Tudo isso como introdução à análise do pentecostalismo e do neopentecostalismo, que representam formas inusitadas de religiosidade, nas quais o sobrenatural está presente. Mas a troca é com a Igreja, não com entidades sobrenaturais. A Igreja funciona mais como um "Pronto-Socorro Espiritual" do que como um lugar de construção de uma ordem moral ou como lugar em que os humanos fazem as pazes com Deus. O pentecostalismo faz parte de uma tendência ocidental que deixa as religiões includentes (católica, anglicana) em estagnação, enquanto as mais excludentes, aquelas que requerem muito sacrifício dos seguidores, ganham terreno | |
773 | 0 | 8 |
_tEstudos Avançados - USP _g26, 75, p. 219-236 _dSão Paulo : IEA, mai/ago.2012 _xISSN 01034014 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v26n75/15.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150820 _b1154^b _cMatheus |
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_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49308 _d49308 |
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041 | _apor |