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003 | OSt | ||
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008 | 150820s2012 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aPATY, Michel _953078 |
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245 | 1 | 0 | _aDo estilo em ciência e em história das ciências |
260 |
_aSão Paulo : _bIEA, _cmai/ago.2012 |
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520 | 3 | _aAo considerar o conhecimento científico como uma forma de pensamento simbólico, entende-se com isso não simples sistemas de signos, mas conteúdos de pensamento (expressos por conceitos) ligados entre si e que fazem sentido, que são, no espaço das representações mentais, os substitutos do "dado objetivo" que se supõe subjazer à experiência que fazemos do "mundo" pelos sentidos e, nesse nível indissociavelmente, pelo entendimento. Esse pensamento simbólico adquire densidade e consistência pela "tecelagem" realizada graças ao trabalho dos pensamentos individuais que se comunicam, social e culturalmente, inscritos no tempo da história. Da tensão dinâmica entre o sujeito do conhecimento, que busca a inteligibilidade (pela operação de sua razão), e a objetividade dos conteúdos que ele se propõe (inicialmente dados, depois modificados ou produzidos), resulta o movimento do pensamento científico e a transformação dos conhecimentos. Esse trabalho do pensamento simbólico é marcado por um estilo próprio a cada um, mas que em parte pode ser comum em contextos, escolas ou tradições. Em ciência e em história das ciências, o estilo intervém em dois níveis: o da abordagem "objetal" da produção das obras pelos cientistas e o da abordagem "reflexiva" da história epistemológica e da filosofia, que se interrogam sobre a significação tanto dos próprios conteúdos de conhecimento quanto do pensamento racional, simbólico, cuja função é manifestá-los | |
773 | 0 | 8 |
_tEstudos Avançados - USP _g26, 75, p. 291-308 _dSão Paulo : IEA, mai/ago.2012 _xISSN 01034014 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v26n75/20.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150820 _b1250^b _cMatheus |
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998 |
_a20160329 _b1649^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49319 _d49319 |
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041 | _apor |