000 | 01861naa a2200193uu 4500 | ||
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008 | 150821s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aDEL RIO, Joel _953151 |
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245 | 1 | 0 | _aAlgumas memórias do cinema cubano mais polêmico |
260 |
_aSão Paulo : _bIEA, _cmai/ago.2011 |
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520 | 3 | _aDesde a fundação, em 1959, do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficas (Icaic), apareceu um grupo de filmes dedicados a incentivar a polêmica social e a fustigar os erros do socialismo na Ilha. Este texto se propõe a analisar alguns dos principais vetores de pensamento que gravitaram sobre alguns desses filmes (documentários e de ficção) capazes de levantar a polêmica, sobretudo, em seu caráter de espelhos fiéis da realidade. Também se tenta demonstrar o vertical compromisso com a realidade e seus dilemas quotidianos que tem caracterizado o melhor cinema cubano - quer dizer, o cinema cubano mais polêmico -, amparado numa política institucional decidida a demonstrar, coerentemente, a relevância artística e social de um cinema anticonformista que revele e denuncie um cinema que critique e questione, profundamente ligado ao compromisso, ao esforço coletivo para atingir uma sociedade mais justa, igualitária e humanista. Desde PM até Fresa y chocolate [Morango e chocolate], passando por Un día de noviembre e Papeles secundarios, o texto se propõe a interpretar as nuanças de cada polêmica, enquanto descreve os aportes de tais filmes à fibra medular da cultura cubana | |
773 | 0 | 8 |
_tEstudos Avançados _g25, 72, p. 145-159 _dSão Paulo : IEA, mai/ago.2011 _xISSN 01034014 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v25n72/a13v25n72.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150821 _b1300^b _cMatheus |
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998 |
_a20160328 _b1406^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49392 _d49392 |
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041 | _apor |