000 01861naa a2200193uu 4500
001 5082113000948
003 OSt
005 20190212155524.0
008 150821s2011 bl ||||gr |0|| 0 por d
100 1 _aDEL RIO, Joel
_953151
245 1 0 _aAlgumas memórias do cinema cubano mais polêmico
260 _aSão Paulo :
_bIEA,
_cmai/ago.2011
520 3 _aDesde a fundação, em 1959, do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográficas (Icaic), apareceu um grupo de filmes dedicados a incentivar a polêmica social e a fustigar os erros do socialismo na Ilha. Este texto se propõe a analisar alguns dos principais vetores de pensamento que gravitaram sobre alguns desses filmes (documentários e de ficção) capazes de levantar a polêmica, sobretudo, em seu caráter de espelhos fiéis da realidade. Também se tenta demonstrar o vertical compromisso com a realidade e seus dilemas quotidianos que tem caracterizado o melhor cinema cubano - quer dizer, o cinema cubano mais polêmico -, amparado numa política institucional decidida a demonstrar, coerentemente, a relevância artística e social de um cinema anticonformista que revele e denuncie um cinema que critique e questione, profundamente ligado ao compromisso, ao esforço coletivo para atingir uma sociedade mais justa, igualitária e humanista. Desde PM até Fresa y chocolate [Morango e chocolate], passando por Un día de noviembre e Papeles secundarios, o texto se propõe a interpretar as nuanças de cada polêmica, enquanto descreve os aportes de tais filmes à fibra medular da cultura cubana
773 0 8 _tEstudos Avançados
_g25, 72, p. 145-159
_dSão Paulo : IEA, mai/ago.2011
_xISSN 01034014
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v25n72/a13v25n72.pdf
_yAcesso
942 _cS
998 _a20150821
_b1300^b
_cMatheus
998 _a20160328
_b1406^b
_cAna
999 _aConvertido do Formato PHL
_bPHL2MARC21 1.1
_c49392
_d49392
041 _apor