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100 1 _aMENESES, Adélia Bezerra de
_953207
245 1 0 _aVermelho, verde e amarelo :
_btudo era uma vez
260 _aSão Paulo :
_bIEA,
_c2010
520 3 _aOs contos de fada, transmitidos de pais a filhos, pela voz, foram se constituindo num patrimônio precioso de cultura, veiculando experiência humana – e podendo significar para a criança um momento inaugural de “organização da experiência” que a literatura propicia. A proposta, aqui, é um estudo comparativo dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Perrault, Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa, e Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, levando-se em conta que os autores brasileiros estabelecem um inevitável diálogo com o texto-matriz do século XVII. Com efeito, embora as três narrativas enfoquem a questão do crescimento da criança, são apontadas as visões diferentes que elas veiculam: 1. abordagem moralizante e pedagógica do conto de Perrault (os perigos da desobediência infantil, a questão da iniciação sexual); 2. viés metafísico do conto de Guimarães Rosa (confronto com a finitude e a morte, passagem do plano psicológico ao plano metafísico); 3. enfoque da eficácia simbólica da poesia, no conto de Chico Buarque (vitória sobre o medo infantil, mediante o poder da palavra). E tudo levando em conta o que diz Goethe, em sua Teoria das cores: “Quando o artista se deixa levar pelo sentimento, algo de colorido se anuncia”
590 _aISSN Online: 18069592
773 0 8 _tEstudos Avançados - USP
_g24, 69, p. 265-283
_dSão Paulo : IEA, 2010
_xISSN 01034014
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v24n69/v24n69a17.pdf
_yAcesso
942 _cS
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999 _aConvertido do Formato PHL
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