000 | 01948naa a2200205uu 4500 | ||
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008 | 150821s2010 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aMENESES, Adélia Bezerra de _953207 |
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245 | 1 | 0 |
_aVermelho, verde e amarelo : _btudo era uma vez |
260 |
_aSão Paulo : _bIEA, _c2010 |
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520 | 3 | _aOs contos de fada, transmitidos de pais a filhos, pela voz, foram se constituindo num patrimônio precioso de cultura, veiculando experiência humana e podendo significar para a criança um momento inaugural de organização da experiência que a literatura propicia. A proposta, aqui, é um estudo comparativo dos contos Chapeuzinho Vermelho, de Perrault, Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa, e Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, levando-se em conta que os autores brasileiros estabelecem um inevitável diálogo com o texto-matriz do século XVII. Com efeito, embora as três narrativas enfoquem a questão do crescimento da criança, são apontadas as visões diferentes que elas veiculam: 1. abordagem moralizante e pedagógica do conto de Perrault (os perigos da desobediência infantil, a questão da iniciação sexual); 2. viés metafísico do conto de Guimarães Rosa (confronto com a finitude e a morte, passagem do plano psicológico ao plano metafísico); 3. enfoque da eficácia simbólica da poesia, no conto de Chico Buarque (vitória sobre o medo infantil, mediante o poder da palavra). E tudo levando em conta o que diz Goethe, em sua Teoria das cores: Quando o artista se deixa levar pelo sentimento, algo de colorido se anuncia | |
590 | _aISSN Online: 18069592 | ||
773 | 0 | 8 |
_tEstudos Avançados - USP _g24, 69, p. 265-283 _dSão Paulo : IEA, 2010 _xISSN 01034014 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v24n69/v24n69a17.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150821 _b1649^b _cAna |
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998 |
_a20160328 _b1421^b _cAna |
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999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49458 _d49458 |
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041 | _apor |