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100 1 _aMAZZARI, Marcus Vinícius
_953318
245 1 0 _aRepresentações literárias da escola
260 _aSão Paulo :
_bIEA,
_cset./dez. 1997
520 3 _aObras que tematizam o choque do adolescente ou pré-adolescente com o
520 3 _ameio hostil da escola constituem um tipo narrativo com expressiva representação na literatura ocidental. O presente ensaio procede inicialmente a um esboço da constelação temática característica dessas "histórias de internos ou alunos". Em seguida busca concretizá-lo - e ao mesmo tempo determinar as especificidades desse gênero literário - por meio de uma comparação entre os romances O Ateneu (1888) e As atribulações do pupilo Törless (1906). Nessas obras de juventude, fortemente autobiográficas, Raul
520 3 _aPompéia e Robert Musil lograram incorporar às narrativas sobre a traumática experiência dos meninos Sérgio e Törless, no microcosmo da escola, traços de comportamento e mentalidade que se objetivaram algumas décadas depois em realidade histórica. Aponta-se ainda, de maneira sumária, para a possibilidade de desdobrar o estudo comparativo com a inclusão da novela Gato e rato (1961), em que Günter Grass faz da relação conflitiva do adolescente Joachim Mahlke com o seu ginásio o ponto de fuga de uma representação radicalmente crítica da sociedade nacional-socialista. O final especulativo do ensaio procura descortinar uma vista para as questões ideológicas, pedagógicas e
520 3 _aexistenciais implicadas nessas pequenas narrativas que, aparentemente, tratam apenas de um drama mais ou menos comum do período escolar
590 _aISSN Online: 18069592
773 0 8 _tEstudos Avançados - USP
_g11, 31, p. 223-247
_dSão Paulo : IEA, set./dez. 1997
_xISSN 01034014
_w
856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v11n31/v11n31a14.pdf
_yAcesso
942 _cS
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999 _aConvertido do Formato PHL
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