000 | 02167naa a2200241uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 5082516032147 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212160229.0 | ||
008 | 150825s1997 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aMAZZARI, Marcus Vinícius _953318 |
|
245 | 1 | 0 | _aRepresentações literárias da escola |
260 |
_aSão Paulo : _bIEA, _cset./dez. 1997 |
||
520 | 3 | _aObras que tematizam o choque do adolescente ou pré-adolescente com o | |
520 | 3 | _ameio hostil da escola constituem um tipo narrativo com expressiva representação na literatura ocidental. O presente ensaio procede inicialmente a um esboço da constelação temática característica dessas "histórias de internos ou alunos". Em seguida busca concretizá-lo - e ao mesmo tempo determinar as especificidades desse gênero literário - por meio de uma comparação entre os romances O Ateneu (1888) e As atribulações do pupilo Törless (1906). Nessas obras de juventude, fortemente autobiográficas, Raul | |
520 | 3 | _aPompéia e Robert Musil lograram incorporar às narrativas sobre a traumática experiência dos meninos Sérgio e Törless, no microcosmo da escola, traços de comportamento e mentalidade que se objetivaram algumas décadas depois em realidade histórica. Aponta-se ainda, de maneira sumária, para a possibilidade de desdobrar o estudo comparativo com a inclusão da novela Gato e rato (1961), em que Günter Grass faz da relação conflitiva do adolescente Joachim Mahlke com o seu ginásio o ponto de fuga de uma representação radicalmente crítica da sociedade nacional-socialista. O final especulativo do ensaio procura descortinar uma vista para as questões ideológicas, pedagógicas e | |
520 | 3 | _aexistenciais implicadas nessas pequenas narrativas que, aparentemente, tratam apenas de um drama mais ou menos comum do período escolar | |
590 | _aISSN Online: 18069592 | ||
773 | 0 | 8 |
_tEstudos Avançados - USP _g11, 31, p. 223-247 _dSão Paulo : IEA, set./dez. 1997 _xISSN 01034014 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v11n31/v11n31a14.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150825 _b1603^b _cAna |
||
998 |
_a20160329 _b1415^b _cAna |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49623 _d49623 |
||
041 | _apor |