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008 150826s2014 bl ||||gr |0|| 0 por d
090 _a
_b
100 1 _aCOSTA, Marcio da
_939883
242 1 0 _aSchool segregation patterns in Brazil: a comparative study
242 1 0 _aamong the country’s capitals / Les modèles de ségrégation scolaire au Brésil: une étude comparative entre quelques villes-capitales du pays
245 1 0 _aPadrões de segregação escolar no Brasil :
_bum estudo comparativo entre capitais do país
260 _aCampinas :
_bCEDES,
_cout./dez. 2014
520 3 _aO artigo analisa padrões de segregação escolar em quatro grandes cidades do Brasil: Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Os dados foram fornecidos pelo Inep e apresentam informações para alunos matriculados no primeiro segmento do ensino fundamental entre 2007 e 2010. Utiliza o Índice de Segregação (Segregation Index) e considera duas características dos alunos: 1) cor; 2) distorção idade-série. Resultados preliminares sugerem que: 1) a cidade de Curitiba apresenta os maiores níveis de segregação escolar e Rio de Janeiro os menores; 2) a inclusão das matrículas do ensino privado aumenta os níveis de segregação escolar e seu impacto é maior nos anos mais recentes (2009-2010); 3) há uma associação entre as regras de matrícula nas cidades e os padrões de segregação escolar
590 _aISSN eletrônico: 16784626
650 4 _912704
_aEducação
650 4 _aJustiça Social
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_aDesigualdade Social
700 1 _aBARTHOLO, Tiago Lisboa
_953342
773 0 8 _tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação
_g35, 129, p. 1183-1203
_dCampinas : CEDES, out./dez. 2014
_xISSN 01017330
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856 4 2 _uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v35n129/0101-7330-es-35-129-01183.pdf
_yAcesso
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