000 | 01953naa a2200181uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 5082811355348 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212160629.0 | ||
008 | 150828s1993 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aAMAYO ZEVALLOS, Enrique _953419 |
|
245 | 1 | 0 | _aDa Amazônia ao Pacífico cruzando os Andes |
260 |
_aSão Paulo : _bIEA, _cjan/abr.1993 |
||
520 | 3 | _aA Área Amazônica (AA) é compartilhada por oito países sul-americanos independentes. Desde os tempos coloniais sentiu-se a necessidade da construção de uma via de união da AA com o Oceano Pacífico. Mas os Andes, em termos técnicos e econômicos, foram barreira insuperável até as últimas décadas do século XIX. Nos últimos anos, para o Brasil - país que tem perto de 60% da AA -, esta via vem se tornando cada vez mais importante em termos de exportação, especialmente para o mercado japonês, de grãos, madeira, polpa de madeira etc., ao mesmo tempo em que o Japão também deseja acesso direto à AA. Brasil e Peru, segundo país da AA, com a maior e mais ocidental costa no Pacífico, têm desenvolvido projetos para a construção de uma estrada, contando para isso com apoio financeiro oferecido pelo Japão em diversas oportunidades. Tais projetos tentam conciliar não apenas os interesses de Brasil e Peru, mas também os da Bolívia, país mediterrâneo que poderia finalmente ter acesso livre à costa do Pacífico. Os Estados Unidos, porém, opõem-se a construção da mencionada via e, o projeto está a espera de que o financiamento anteriormente aventado permita sua concretização. Parece que, na construção da projetada estrada, interesses estratégicos das grandes potências mundiais estão envolvidos | |
773 | 0 | 8 |
_tEstudos Avançados USP _g7, 17, p. 117-169 _dSão Paulo : IEA, jan/abr.1993 _xISSN 01034014 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/ea/v7n17/v7n17a06.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150828 _b1135^b _cMatheus |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49749 _d49749 |
||
041 | _apor |