000 | 02438naa a2200325uu 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | 5091516021549 | ||
003 | OSt | ||
005 | 20190212161218.0 | ||
008 | 150915s2015 bl ||||gr |0|| 0 por d | ||
100 | 1 |
_aMORAES, Reginaldo C. C _953561 |
|
242 | 1 | 0 | _aExpansion of higher education: what it reveals about the link between social relations and education policies / Expansion de lenseignement supérieur: ce quil nous enseigne sur le lien entre les relations sociales et politiques éducatives |
245 | 1 | 0 |
_aExpansão do ensino superior : _bo que isso nos ensina sobre o vínculo entre as relações sociais e as políticas de educação |
260 |
_aCampinas : _bCEDES, _cjan./mar. 2015 |
||
520 | 3 | _aO artigo reflete sobre os termos em que devemos colocar a análise da conexão entre as relações sociais estabelecidas e as políticas públicas de educação. O ponto de partida e referência empírica é o processo de expansão do ensino superior no século XX, com foco em três países: Estados Unidos, Alemanha e França. Começamos por examinar como e por quê a expansão desse nível de ensino superior tem diferentes motivações e desenhos em diferentes países e situações históricas. Em especial, procura-se mostrar como a forma adquirida pelas relações sociais e o desenho do estado modelam as opções dos formuladores de políticas, tanto quanto as demandas de seus beneficiários. Desse modo, o leitor pode confrontar os diferentes modos de inclusão e de exclusão que estes países adotam. Em especial, a comparação entre o caso norte-americano e a Europa ocidental permite ver como o modelo de sociedade interfere no desenho das políticas educativas, um tema que aqui apenas se sugere, uma vez que demanda investigação mais demorada | |
590 | _aISSN eletrônico: 16784626 | ||
650 | 4 |
_aEnsino Superior _912905 |
|
650 | 4 |
_aPolítica Educacional _913179 |
|
650 | 4 |
_aSociedade _913192 |
|
650 | 4 |
_aForma de Estado _911977 |
|
650 | 4 |
_aInclusão Social _912859 |
|
650 | 4 |
_aExclusão Social _913126 |
|
651 | 4 |
_aEstados Unidos _912942 |
|
651 | 4 |
_aAlemanha _913168 |
|
651 | 4 |
_aFrança _913169 |
|
773 | 0 | 8 |
_tEducação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação _g36, 130, p. 197-218 _dCampinas : CEDES, jan./mar. 2015 _xISSN 01017330 _w |
856 | 4 | 2 |
_uhttp://www.scielo.br/pdf/es/v36n130/0101-7330-es-36-130-00197.pdf _yAcesso |
942 | _cS | ||
998 |
_a20150915 _b1602^b _cAndre |
||
998 |
_a20160401 _b1759^b _cAnderson |
||
999 |
_aConvertido do Formato PHL _bPHL2MARC21 1.1 _c49950 _d49950 |
||
041 | _apor |